terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Carapaus de Escabeche com Bulgur Primavera

Carapaus de Escabeche com Bulgur Primavera

Para 2 pessoas

2 carapaus médios * 2 dentes de alho * sumo de 1/2 limão * 1 tomate médio * 1 cebola média * 1 colher de chá de pimenta vermelha * 3 colheres de sopa de azeite * 5 colheres de sopa de leite * sal * 1 colher de chá de vinagre de sidra

Regue os carapaus, previamente arranjados, com o azeite. Adicione rodelas de cebola e de tomate e alho finamente picado. Adicione os restantes ingredientes com excepção do leite. Cozinhe em lume brando e, quando o peixe estiver cozinhado e os legumes macios e levemente apurados, adicione o leite e misture levemente. Sirva juntamente com o bulgur.

Bulgur Primavera

1 copo de bulgur de grão grosso * 2 copos de água * 1 pimento verde * 1 cebola pequena * 1 colher de café de pimenta vermelha * 1 colher de café de pimenta preta * sal * 1 colher de sopa de azeite

Salteie a cebola finamente picada no azeite. Adicione o pimento cortado em pedaços pequenos, as especiarias e o sal. Cozinhe em lume durante cerca de dez minutos. Adicione o bulgur, misture e cubra com água. Cozinhe em lume brando até a água evaporar.
Depois de arranjados, coloque-os numa frigideira com o azeite. Eu dei-lhes uns golpes transversais de um lado e do outro para melhor adquirirem o tempero. Adicione a cebola cortada às rodelas, o tomate também cortado às rodelas. Corte também o alho às rodelas finas e introduza-o nas aberturas que fez no peixe. Adicione os restantes ingredientes com excepção do leite. Cozinhe muito lentamente em lume brando e, quando o peixe estiver cozinhado e os legumes macios e levemente apurados, adicione o leite e misture levemente. Sirva acompanhado com bulgur.

4 comentários:

Agdah disse...

Estou sem a mínima idéia dos "carapaus". Eles têm outro nome?

Lídia Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lídia Lopes disse...

Acabei por colocar o link na palavra "carapau" :)

Agdah disse...

Lídia, eu também tinha pesquisado e descobri que o carapau é comum em toda a costa brasileira, também é conhecido por PALOMBETA mas eu o desconhecia completamente. Obrigada pelas informações.