sábado, 24 de março de 2007

Bolo de Laranja com Cobertura de Ovo e Canela


6 ovos * 150 g de açúcar amarelo * 150 g de açúcar branco * 75 g de farinha integral * 75 g de farinha branca * 1,25 dl de sumo de laranja * raspa de 1 laranja * 2 colheres de sopa de vinho Moscatel * 1 colher de chá de sal fino * 1 colher de sopa de fermento * 75 ml de óleo

Misture a farinha com o açúcar. Adicione o óleo, a raspa e o sumo de laranja, o sal e as gemas. Bata muito bem durante 15-20 minutos. Bata as claras em castelo bem forte e adicione-as à outra mistura, envolvendo bem mas sem bater. Adicione o fermento e misture. Unte e polvilhe uma forma grande redonda, com ou sem buraco, e deite lá dentro a massa. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 150º durante 1 hora. Assim que estiver cozido vire imediatamente sobre um prato de servir e deixe arrefecer com a forma. Quando arrefecer retire a forma.

Cobertura do bolo:

3 gemas * 3 colheres de sopa de margarina * 3 colheres de sopa de açúcar amarelo * canela para polvilhar * 1 colher de chá de côco

Leve ao lume as gemas, o açúcar e a manteiga mexendo sempre. Assim que começar a engrossar e a levantar fervura retire do lume. Cubra o bolo com este creme. Polvilhe o bolo com canela.

Bolo muito leve, semelhante a pão-de-ló. Uma delícia, e com pouca gordura...

2 comentários:

Unknown disse...

ESte bolo parece mto bom. Mas se fizer sem a cobertura, acha que fica na mesma bom???

Lídia Lopes disse...

Olá Goretti,
Eu já o fiz sem a cobertura e fica muito bom. Desta vez apeteceu-me o sabor da canela sobre uma cobertura de ovo e fiz assim, mas sem cobertura é muito bom também.
É muito leve e saboroso!