quinta-feira, 28 de junho de 2007

Bolo de Alfarroba, Algas e Especiarias





















2 copos de farinha de trigo integral * 1/2 copo de leite de soja * 1/2 copo de água quente * 1 copo de geleia de alfarroba * 1 colher de sobremesa de alga kombu em pó * 2 colheres de sobremesa de agár-agár * 5 colheres de sobremesa de côco ralado * 3 colheres de sobremesa de flocos de aveia * 1 colher de chá de gengibre em pó * 1 colher de chá de hortelã seca * 2 colheres de chá de canela * 1 colher de sopa de fermento em pó * 1 nectarina cortada aos cubos pequenos * 1 colher de chá de vinagre de maçã

Misture todos os ingredientes e coloque a massa numa forma untada e polvilhada. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 40 minutos.

Nota: Pode substituir a geleia de alfarroba por qualquer outra sem açúcar: geleia de milho, geleia de trigo, geleia de arroz...

7 comentários:

Cláudia A. disse...

Oi lidia, o bolo está lindo mas eu nunca vi nenhuma das geléias que você citou. Vou pesquisar.

Lídia Lopes disse...

Olá Cláudia,
Penso que no Brasil não encontra a geleia de alfarroba. Este tipo de geleia, que também existe na variante de uva e de amora, é um produto turco. No link encontra mais explicação. No entanto, em Portugal existem geleias de trigo, milho, arroz (e outras variedades), também sem açúcar e muito deliciosas. A sua coloração é dourada, e encontro-as à venda em ervanárias, embora também já possam ser encontradas em alguns supermercados.

Agdah disse...

Geleia de alfarroba, de milho, trigo e arroz...??? Menina, estou precisando ampliar meus horizontes e me globalizar mais.

Eli disse...

O bolo está lindo! Mas eu não sei o que alfarroba?!

Lídia Lopes disse...

Eliana,

Pode ver o que é alfarroba aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfarroba

Fay van Gelder disse...

Olá Lídia, este de certeza vou experimentar, até porque onde vivo é dos maiores produtores de alfarroba.

Bjo e Boa Semana

RUTE disse...

Olá Lídia,
penso que é a primeira vez que venho ao teu blog mas adorei este bolo com kombu e agar-agar. Sem ovos...
Fantástico!
Vou levar o link comigo para o meu blogroll:
PublicarParaPartilhar.blogspot.com

Beijinhos.
Rute