terça-feira, 27 de novembro de 2007

Bulgur com Legumes e Laranja


Para 6 pessoas
1 1/2 copo de bulgur * 3 copos de água * 1 courgette * 1 alho-francês * sumo e raspa de 1 laranja * 1 colher de café de canela * 1 colher de sobremesa de tomilho * 1 pitada de pimenta preta * 1 colher de sobremesa de azeite * 1 colher de sopa de vinagre de maçã * sal

Corte o alho francês às rodelas fininhas. Corte a courgette às rodelas muito finas e depois corte cada rodela em quatro. Leve ao lume a saltear com o azeite e o vinagre. Lave bem o bulgur. Adicione-o aos legumes e frite-o ligeiramente, em lume médio, durante cerca de 2 minutos. Tempere com a canela, o tomilho, o sal e a pimenta. Adicione a água. Cozinhe até toda a água se evaporar.

O bulgur é um acompanhamento muito saudável e uma excelente alternativa ao arroz. Pode cozinhá-lo da mesma forma que cozinha o arroz.

Encontra aqui mais receitas com bulgur.

3 comentários:

Marcia disse...

Lidia
que delícia, tipo do prato que adoro. Será que posso fazer com trigo só, aqui por perto não vou encontrar bulgur.
bj

Lídia Lopes disse...

Márcia,
o trigo é muito mais duro e demora muito mais tempo a cozer. O bulgur é trigo partido e pré-cozido. Pode fazer com trigo, mas o sabor é diferente e será melhor cozê-lo separadamente durante cerca de 50 minutos e depois fazer este prato. Encontra receitas com trigo aqui.
Beijos

Marizé disse...

Lidia, adorei a laranja e a canela nesta receita, vou pôr em prética brevemente na minha cozinha.

Beijocas