quarta-feira, 23 de abril de 2008

Tarte de Cacau e Chocolate Amargo


Para 6 pessoas

2 1/2 copos de farinha * 3 colheres de sopa de cacau * 1 gema * 1 copo de açúcar em pó * 200 g de manteiga

Cobertura:
300 g de chocolate amargo em barra * 1 1/2 copo de natas * 2 colheres de sopa de leite * 2 ovos * 200 g de morangos * 1 colher de sobremesa de açúcar em pó

Coloque a farinha num recipiente. Adicione a manteiga amolecida, o cacau, a gema e o açúcar e amasse muito bem. Forme uma bola com a massa, envolva-a com papel de alumínio e coloque no frigorífico durante duas horas. Polvilhe a massa com farinha e abra-a com o rolo até obter dois centímetros de espessura. Unte uma forma de tarte com óleo e forre-a com a massa. Pique a massa com um garfo. Cubra com uma folha de papel vegetal e coza em forno pré-aquecido a 180º durante 10 minutos. Leve ao lume o leite com as natas. Corte o chocolate amargo e junte-o ao leite e às natas. Misture até o chocolate derreter. Retire do lume e deixe arrefecer. Adicione dois ovos e bata bem durante alguns minutos até obter uma mistura bem cremosa. Cubra a tarte com esta mistura e leve novamente ao forno durante 10-15 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer. Decore com morangos e polvilhe com açúcar em pó.

9 comentários:

winnie disse...

Essa tarte tem tudo para ser boa.

Nysa disse...

hum... só para amantes de chocolate mesmo :-) como eu! beijocas

Marizé disse...

Ai que tentação!!!

:-)

Eli disse...

Que linda!!

claudia disse...

Cacau + chocolate amargo..só pode resultar numa tarte perfeita!

Anónimo disse...

Saiu muito bem.......
Estou a atacar o ultimo pedacinho duma unica fatia, por causa dos diabetes........quer dizer, usei frutose e diminui a quantidade da dita cuja.
Muito mas muito boa e aquela massa a minha filha diz que nao sabe se é melhor o recheio ou a massa.....

:)Jinhos,
SAO

Anónimo disse...

taCom a massa da base desta tarte, fiz uma tarte de nabo e amêndoa, muito boa, para o filho levar(ele nao gosta de chocolates)
Gostaria de mandar a receita, para a Lidia experimentar e se quiser, aqui postar.
Mas nao sei como o fazer, visto nao ser bloguista(nao tenho blog).
Agradecia que dissesse alguma coisa, caso estivesse interessada.
:)jinhos,

SAO

Lídia Lopes disse...

Obrigada a todas pelos comentários!
SAO,
Que bom que gostou desta tarte. É realmente uma maravilha :)
Fiquei curiosa com o outro recheio que fez: nabo e amêndoa. Muito interessante! Agradeço a sua boa vontade de querer enviar a receita. Pode escrever a receita aqui nos comentários ou então enviá-la para o e-mail que está no meu perfil mas que vou repetir aqui para o caso de ainda não o ter visto: lopeslidia@hotmail.com. Terei todo o gosto em publicar a receita referindo que foi a SAO que a enviou. Estou também interessada em experimentar. Acho que vou gostar bastante :)
Beijos

Fay van Gelder disse...

Lídia, tem tudo para ser uma maravilha, mais uma para a listinha das experiências :)

Bjo:)