quarta-feira, 28 de maio de 2008

Leite de Soja e Okará



Há muito tempo que queria fazer leite de soja e outras variedades de leite vegetal. Quando vi o modo de preparação do leite de soja publicado aqui pela Miss Slim achei que realmente está ao alcance de todos e não é preciso sequer nenhuma máquina especial como já tinha lido algures. Entretanto já vi outras formas de preparação que também vou experimentar. Segui a receita da Miss Slim, mas adicionei também alga kombu em pó para tornar esta bebida mais rica em cálcio.

Para cerca de 1 litro de leite de soja:

1 copo de feijão de soja * 1 litro de água mineral * água mineral q.b. para demolhar o feijão de soja * 1 colher de sopa de alga kombu em pó

Coloque o feijão de soja de molho de um dia para o outro coberto com água mineral. Escorra a água. Aqueça a quantidade de água mineral suficiente para cobrir novamente o feijão. Cubra o feijão com a água quente durante cerca de cinco minutos. Quando a água arrefecer um pouco retire as peles aos feijões. Coloque o feijão sem peles juntamente com um litro de água no liquidificador juntamente com a alga kombu e bata durante cerca de dois minutos. Coe o leite com um coador de rede muito fina e/ou com um pano de algodão. A pasta que vai ficar depositada no coador ou no pano é o resíduo de soja (okará) que deverá guardar no frigorífico e aproveitar para a confecção de diversos pratos. Leve o leite ao lume até levantar fervura. Depois, coloque-o num frasco de vidro e deixe arrefecer. Conserve no frigorífico, de preferência durante dois a três dias.


Okará (resíduo de soja)

3 comentários:

Fay van Gelder disse...

Olá amiga, ehhhhhh ...
Fico muito Feliz por teres experimentado e por ter sido do teu agrado :)

Pois ainda ontem fiz e adicionei também Alga Kombu para adicionar cálcio :)

Fácil, fácil, não é?

Agora já só falta o Iogurte e o Tofu, feito em casa :)

Eu tenho a máquina para fazer leite de soja, mas gosto mais assim, fica mais saboroso que na máquina.

O Okará, podes usar também em muitas receitas e refogados, muito bom mesmo :)

Bjo

Lídia Lopes disse...

Obrigada! Foste tu que me deste o "empurrão" :)Gostei muito e agora vou fazer sempre o meu leite de soja. Já fiz novamente com algumas diferenças. Ficou com um sabor menos pronunciado e também gostei bastante. Depois também publico. Agora também gostaria de fazer os iogurtes e o tofu. Vou investigar. O problema é, como tu dizes, encontrar o coagulante para fazer o tofu. Se alguém souber onde se pode encontar à venda em Portugal o coagulante e a forma para fazer tofu, agradecia que deixasse aqui a informação nos comentários. Obrigada!

Fay van Gelder disse...

Lidia, já encontrei uma receita que usa o limão ou com vinagre como coagulante, ainda não experimentei, mas vou tentar o Tofu caseiro.

Bjo grande