segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Bolo de Figos Frescos Bicolor


1 copo de polpa de figos frescos * 1/4 copo de óleo de girassol * 3 ovos * 1 copo de frutose * 3 copos (mal cheios) de farinha (misturada com farelo de trigo) * 1 copo de iogurte natural * 1 colher de sobremesa de canela * 1 colher de sopa de pekmez (neste caso, melaço de amora) * 1 colher de sopa de fermento * 1/2 colher de café de sal

Misture a frutose com o óleo. Junte o iogurte e misture. Acrescente as gemas. Bata as claras em castelo. Misture a farinha com o fermento e com o sal. Separe duas colheres de sopa desta mistura (da farinha) e adicione-a à polpa dos figos misturando bem. Adicione a farinha e as claras em castelo, intercaladamente, aos ingredientes que misturou anteriormente. Divida a massa em duas partes. A uma das partes adicione os figos, a canela e a pekmez. Coloque numa forma untada e polvilhada a parte mais escura da massa. Cubra-a com a parte mais clara. Coza em forno pré-aquecido a cerca de 170º durante cerca de 50 minutos.

Nota: A mistura de farinha com farelo de trigo é diferente de farinha integral. Esta mistura encontra-se à venda na Turquia, mas é uma mistura que pode ser feita facilmente. Tem a vantagem de ser mais saudável porque contém mais fibras.

2 comentários:

bio_geo_esds@ disse...

Parece-me muito bem e eu adoro figos e ainda estamos no tempo deles. Irei experimentar.

Luciana Macêdo disse...

Uma receita bem interessante que gostaria de experimentar.
Bjs!