quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Gratinado de Soja com Molho Branco




















Para 4 pessoas

1/2 copo de granulado de soja * 1 pimento verde * 1 cebola * 2 dentes de alho * 1 courgette * 1 cenoura * 1 tomate * 1 colher de sopa de tomilho * 1 colher de café de caril * 1 colher de café de cominhos * 1 colher de chá de xarope de romã * algumas gotas de vinagre * azeite q.b. * 1 colher de sopa de molho de soja * 1/2 copo de água (caldo de legumes)

Para o molho branco:
  
1/2 copo de leite * 1 colher de sopa de amido de milho * 1 colher de sobremesa de tomilho * sal * 1/2 colher de café de noz-moscada
 
Guarnição:
 
Flocos de pimenta vermelha q.b.
 
Coloque a soja de molho em água a ferver com umas gotas de vinagre ou limão. Passados pelo menos 15 minutos, esprema-a bem e reserve. Grelhe o pimento na brasa (ou no disco do fogão). Reserve. Aloure levemente a cebola picada num pouco de azeite. Adicione a courgette e a cenoura raspada, os dentes de alho picados, o tomate pelado cortado finamente, o pimento grelhado cortado finamente e a soja. Misture e cozinhe durante cerca de 10 minutos. Adicione um pouco de água e tempere com sal, xarope de romã, molho de soja, tomilho, caril e cominhos. Cozinhe lentamente. Prepare o molho branco. Misture o leite com o amido de milho. Tempere com sal, noz-moscada e tomilho e leve ao lume mexendo sempre até ferver e engrossar. Coloque o refogado que esteve ao lume num recipiente de ir ao forno e cubra com o molho branco. Polvilhe com um pouco de flocos de pimenta vermelha. Leve ao forno a gratinar.

4 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma delicia a experimentar amanha.....parece-me óptima.
SAO

Agdah disse...

Menina, que pecado e tentação. Adorei o visual novo.

Anónimo disse...

Olá Lídia,
Pensando em todas as amigas que assim como nós fatalmente ganharam alguns kilinhos extras depois de casar e/ou depois de ter um blog culinário criamos o Rita Palita (http://ritapalita.blogspot.com), um blog de desafios dedicado a receitas saborosas porém SEMPRE leves.

Convidamos você a participar do nosso primeiro desafio!

Te esperamos por lá.

Bjkas

Glau, Renata e Rita Palita

brasuca disse...

Que ótimo aspecto... deu água na boca. Vou voltar mais vezes. Bjo