segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Bacalhau Gratinado com Molho Aromático de Açafrão





















Para 3-4 pessoas

5 batatas médias * 400 g de bacalhau desfiado * 1 colher de café de alho em pó * 1 colher de café de oregãos secos * 1 pitada de pimenta preta * 1 colher de café de salsa seca * cerca de 4 colheres de sopa de azeite * sal (se for necessário)

Molho Aromático de Açafrão:

2 1/2 copos de leite * 1 pitada de açafrão em pó * 2 colheres de sopa de farinha * 1 pitada de noz moscada * 1 colher de sobremesa de azeite * 1 fatia de queijo (nesta receita foi utilizado o queijo português de vaca e ovelha do Rabaçal) * sal (se for necessário)

Guarnição:

1 colher de sopa de de pão ralado aromatizado com alho e salsa (de compra)

Descasque as batatas e corte-as aos palitos. Coza as batatas juntamente com o bacalhau desfiado. Escorra a água e adicione às batatas e ao bacalhau o alho em pó, os oregãos, a pimenta, a salsa e azeite a gosto. Misture e reserve. Prepare o molho. Misture o leite com a farinha e leve ao lume. Adicione os temperos e o azeite e mexa continuamente até ferver e engrossar. Retire do lume e junte o queijo. Misture até o queijo derreter. Disponha a mistura do bacalhau e das batatas num tabuleiro e cubra com o molho. Guarneça com pão ralado e leve ao forno a gratinar.

1 comentário:

risonha disse...

e deve ficar muito aromático este bacalhau.
o açafrão faz toda a diferença...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...