terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Estufado de Vitela com Legumes, Farinheira e Arroz Branco




















Para 4 pessoas

500 g de vitela da maçã * 150 g de cogumelos * 4 colheres de sopa de azeite * 1 cebola grande * 2 cenouras médias * 4 dentes de alho * 1/2 copo de vinho maduro branco * 1 colher de sopa de vinagre de pêra e maçã * algumas gotas de limão * 1/2 colher de café de paprika * 1 colher de sobremesa de oregãos secos * 1 colher de sobremesa de salsa seca * água quente q.b. * sal * 1 alho-francês * 1 farinheira
 
Limpe a carne e corte-a em cubos médios. Adicione azeite, cebola picada grosseiramente, dentes de alho cortados ao meio, cenoura cortada em tiras grossas, vinho branco, vinagre, limão, oregãos, salsa seca, sal, um pouco de paprika e vinho branco. Cozinhe com o tacho coberto, em lume brando, mexendo ocasionalmente. Passados cerca de 15 minutos acrescente água quente e continue a cozinhar em lume brando, durante cerca de uma hora, com o tacho coberto. Durante esse período de tempo deverá rectificar a água e mexer ocasionalmente. Quando a carne estiver cozida acrescente o alho-francês cortado em rodelas finas e os cogumelos laminados. Adicione água até cobrir a carne e os legumes e cozinhe durante mais 15 minutos. Cozinhe a farinheira à parte num tacho pequeno. Cubra-a com água e coza-a lentamente até a água evaporar e a farinheira libertar a gordura. Corte-a às rodelas grossas e sirva-a juntamente com a vitela.

Arroz Branco

Para 6 pessoas

2 copos de arroz * 1 cebola média * 4 dentes de alho * sal * 1 1/2 colher de sopa de azeite * algumas gotas de vinagre de pêra e maçã * água quente q.b.

Encha um tacho com água até metade da sua capacidade. Coloque lá dentro a cebola e os alhos cortados ao meio, algumas gotas de limão e um pouco de azeite. Cozinhe lentamente até a cebola e os alhos se desfazerem e até a água evaporar quase na totalidade. Acrescente mais água até perfazer cerca de quatro copos de água e adicione o arroz. Tempere com sal e cozinhe até a água evaporar. Sirva a vitela estufada acompanhada com o arroz e com as rodelas de farinheira.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...