quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Gratinado de Soja com Molho de Queijo e Açafrão

Gratinado de Soja com Molho de Queijo e Açafrão

Para 4 pessoas

1 1/2 copo de granulado de soja * 4 colheres de sopa de azeite * 3 colheres de sopa de polpa de tomate * 1 cebola grande * 1 colher de sopa de alho em pó * sal * 1 colher de café de cominhos * 1 colher de sopa de oregãos secos * 1 colher de sobremesa de salsa seca * algumas gotas de vinagre de maçã e pêra * 1 copo de água

Molho de Queijo e Açafrão:

3/4 copo de leite * 1 colher de sobremesa de farinha de arroz * 1 colher de sobremesa de açafrão * 1 colher de sobremesa de amido de milho * sal * 1/2 colher de café de noz-moscada * 1 fatia de queijo rabaçal

Coloque o granulado de soja de molho em água quente com sumo de meio limão. Entretanto prepare um refogado com cebola picada, azeite e alho em pó. Adicione a polpa de tomate, a soja bem escorrida, as especiarias, o sal, algumas gotas de vinagre e a água e cozinhe durante cerca de 20 minutos em lume brando. Prepare o molho. Leve ao lume o leite juntamente com a farinha de arroz e o amido de milho. Acrescente o açafrão, o sal e a noz-moscada e mexa sempre até engrossar e levantar fervura. Quando ferver, retire do lume e adicione a fatia de queijo cortada aos pedacinhos e mexa até o queijo derreter. Disponha o refogado de soja num tabuleiro de pirex de tamanho pequeno e cubra com o molho. Guarneça com pedacinhos de queijo. Leve ao forno a gratinar até ficar tostadinho. Sirva com este acompanhamento.

Gratinado de Soja e Alho-Francês

Gratinado de Soja e Alho-Francês

Para 4 pessoas

3 alhos-franceses * 3 colheres de sopa de azeite * 1 ovo * 1/2 copo de granulado de soja * sumo de 1/2 limão * 20 cl de leite * 1 colher de sobremesa de amido de milho * 1/4 copo de queijo kaşar ralado * 1/2 colher de café de pimenta vermelha * 1 pitada de pimenta preta * sal * 1 colher de sobremesa de pão ralado

Coloque o granulado de soja de molho em água quente juntamente com o sumo de meio limão durante cerca de 15 minutos. Corte os alhos-franceses às rodelas finas e salteie-os em azeite. Quando estiverem macios junte o granulado de soja bem espremido. Tempere com sal e pimenta vermelha. Cozinhe em lume brando durante alguns minutos. Adicione um ovo batido e misture. Cozinhe durante cerca de um minuto e retire do lume. Entretanto, misture o leite com o amido de milho, um pouco de sal e pimenta. Leve ao lume até engrossar e levantar fervura. Nessa altura junte o queijo ralado, misture e retire do lume. Coloque o refogado de alho-francês e soja num pirex e cubra com o molho. Polvilhe com pão ralado. Leve ao forno a gratinar.

Esparguete Guarnecida com Camarões Salteados

Esparguete Guarnecida com Camarões Salteados

Para 4 pessoas

250 g de miolo de camarão congelado * 1 cebola * oregãos secos * alho em pó * azeite * 1 colher de sobremesa de vinho branco * sal * cerca de 150 g de brócolos * cerca de 1 copo da água da cozedura dos brócolos * gotas de vinagre * gotas de limão * 2 colheres de sobremesa de iogurte natural * 200 g de esparguete

Coza os brócolos e reserve a água da cozedura. Lave os camarões e salteie-os num pouco de azeite juntamente com a cebola cortada em meias-luas. Tempere com oregãos, alho em pó, algumas gotas de sumo de limão, um pouco de vinho branco e sal. Cozinhe durante cerca de cinco minutos. Retire os camarões e reserve-os. Junte aos restantes ingredientes que acompanharam a cozedura dos camarões, um pouco da água da cozedura dos brócolos, os brócolos cozidos, algumas gotas de vinagre, uma folha de louro e um pouco de iogurte. Coza a esparguete, escorra-a e coloque-a num prato de servir. Cubra a esparguete os brócolos e o molho e disponha os camarões por cima.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Espetada de Lulas com Camarão & Bolo de Caramelo

Espetada de Lulas com Camarão

Bolo de Caramelo

Restaurante Taínha, Pedroso, Gaia. Julho 2008.

Estufado de Vitela com Legumes, Farinheira e Arroz Branco




















Para 4 pessoas

500 g de vitela da maçã * 150 g de cogumelos * 4 colheres de sopa de azeite * 1 cebola grande * 2 cenouras médias * 4 dentes de alho * 1/2 copo de vinho maduro branco * 1 colher de sopa de vinagre de pêra e maçã * algumas gotas de limão * 1/2 colher de café de paprika * 1 colher de sobremesa de oregãos secos * 1 colher de sobremesa de salsa seca * água quente q.b. * sal * 1 alho-francês * 1 farinheira
 
Limpe a carne e corte-a em cubos médios. Adicione azeite, cebola picada grosseiramente, dentes de alho cortados ao meio, cenoura cortada em tiras grossas, vinho branco, vinagre, limão, oregãos, salsa seca, sal, um pouco de paprika e vinho branco. Cozinhe com o tacho coberto, em lume brando, mexendo ocasionalmente. Passados cerca de 15 minutos acrescente água quente e continue a cozinhar em lume brando, durante cerca de uma hora, com o tacho coberto. Durante esse período de tempo deverá rectificar a água e mexer ocasionalmente. Quando a carne estiver cozida acrescente o alho-francês cortado em rodelas finas e os cogumelos laminados. Adicione água até cobrir a carne e os legumes e cozinhe durante mais 15 minutos. Cozinhe a farinheira à parte num tacho pequeno. Cubra-a com água e coza-a lentamente até a água evaporar e a farinheira libertar a gordura. Corte-a às rodelas grossas e sirva-a juntamente com a vitela.

Arroz Branco

Para 6 pessoas

2 copos de arroz * 1 cebola média * 4 dentes de alho * sal * 1 1/2 colher de sopa de azeite * algumas gotas de vinagre de pêra e maçã * água quente q.b.

Encha um tacho com água até metade da sua capacidade. Coloque lá dentro a cebola e os alhos cortados ao meio, algumas gotas de limão e um pouco de azeite. Cozinhe lentamente até a cebola e os alhos se desfazerem e até a água evaporar quase na totalidade. Acrescente mais água até perfazer cerca de quatro copos de água e adicione o arroz. Tempere com sal e cozinhe até a água evaporar. Sirva a vitela estufada acompanhada com o arroz e com as rodelas de farinheira.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Bifes de Frango de Escabeche




















Para 3 pessoas

400 g de bifes de frango * 2 colheres de sopa de azeite * 1 colher de sobremesa de alho em pó * sal * 1 folha de louro * sal * oregãos secos * pimenta preta * gotas de limão q.b. * gotas de vinagre de pêra e maçã q.b.
Molho:

2 colheres de sopa de vinagre de pêra e maçã * 1 cebola média * salsa seca * sal

Fritar os bifes de frango com duas colheres de sopa de azeite, o alho em pó, o louro cortado, as especiarias, sal e algumas gotas de limão e de vinagre. Quando os bifes estiverem prontos, passe-os para um prato de servir e aproveite e aproveite o molho e o louro. Adicone mais vinagre, sal e cebola cortada em meias-luas e cozinhe até a cebola ficar transparente. No fim polvilhe com salsa seca e regue os bifes de frango com este molho.
Sugestão de acompanhamento: Batatas cozidas com legumes variados.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Tofu de Cebolada com Brócolos




















Para 2 pessoas

150 g de tofu * 2 colheres de sopa de azeite * 1 colher de sopa de vinagre de pêra e maçã * algumas gotas de sumo de limão * 1 folha de louro * 1 colher de café de alho em pó * 1 colher de café de oregãos secos * 1 colher de café de salsa seca * 1 colher de sopa de iogurte natural * 1 cebola média * cerca de 100 g de brócolos cozidos * cerca de 3 colheres de sopa de água da cozedura dos brócolos
 
Corte o tofu em cubos pequenos e coloque-os numa frigideira anti-aderente. Adicione o vinagre, o azeite, as especiarias, o alho em pó, o louro partido, a cebola cortada em meias-luas e o sumo de limão. Cozinhe em lume brando durante alguns minutos até a cebola ficar transparente e o tofu alourar um pouco. Junte os brócolos cozidos, um pouco de água da cozedura dos brócolos e o iogurte e cozinhe durante cerca de um minuto.

Sugestão de acompanhamento: Bulgur com Cogumelos

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Peixe Espada Grelhado com Arroz de Grelos


Peixe-espada grelhado:

Para 3 pessoas

Cerca de 500 g de peixe-espada preto cortado às postas * 1 colher de sopa de azeite * 1 colher de café de vinagre

Para a marinada:

Sumo de 1/2 limão * 1 colher de café de vinagre * oregãos secos q.b. * salsa seca q.b. * 1 pitada de pimenta * 1 colher de sobremesa de azeite * sal * 1 folha de louro aberta e cortada em pedaços * 3 dentes de alho laminados


Prepare a marinada misturando todos os ingredientes. Coloque as postas de peixe-espada a marinar durante algumas horas. Depois, passe o peixe para um recipiente, juntamente com os pedacinho de louro e regue-o com um pouco de azeite e umas gotas de vinagre. Grelhe o peixe no microondas durante 12-15 minutos.

Para o Arroz de Grelos:

Para 6 pessoas

Cerca de 2 copos de arroz * cerca de 4 1/2 copos de água * 3 colheres de sopa de azeite * 1 colher de café de vinagre * sal * 1/2 cenoura raspada * 100 g de grelos congelados

Salteie os alhos cortados em dois no azeite e vinagre. Adicione o arroz e salteie-o durante cerca de um minuto. Junte a água, a cenoura raspada, os grelos (passados por água morna) e o sal. Cozinhe até a água evaporar e sirva com o peixe-espada.

Nota: Esta receita foi preparada em Portugal pela minha mãe. Não há peixe-espada na Turquia, assim como também não há bacalhau, mas este último pode ser transportado e conserva-se facilmente.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Bacalhau Gratinado com Molho Aromático de Açafrão





















Para 3-4 pessoas

5 batatas médias * 400 g de bacalhau desfiado * 1 colher de café de alho em pó * 1 colher de café de oregãos secos * 1 pitada de pimenta preta * 1 colher de café de salsa seca * cerca de 4 colheres de sopa de azeite * sal (se for necessário)

Molho Aromático de Açafrão:

2 1/2 copos de leite * 1 pitada de açafrão em pó * 2 colheres de sopa de farinha * 1 pitada de noz moscada * 1 colher de sobremesa de azeite * 1 fatia de queijo (nesta receita foi utilizado o queijo português de vaca e ovelha do Rabaçal) * sal (se for necessário)

Guarnição:

1 colher de sopa de de pão ralado aromatizado com alho e salsa (de compra)

Descasque as batatas e corte-as aos palitos. Coza as batatas juntamente com o bacalhau desfiado. Escorra a água e adicione às batatas e ao bacalhau o alho em pó, os oregãos, a pimenta, a salsa e azeite a gosto. Misture e reserve. Prepare o molho. Misture o leite com a farinha e leve ao lume. Adicione os temperos e o azeite e mexa continuamente até ferver e engrossar. Retire do lume e junte o queijo. Misture até o queijo derreter. Disponha a mistura do bacalhau e das batatas num tabuleiro e cubra com o molho. Guarneça com pão ralado e leve ao forno a gratinar.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Tortilha de Cenoura



Para 2 pessoas

4 ovos * 1 cenoura média * 1 cebola média * 2 colheres de sopa de azeite * 1 colher de sopa de salsa finamente picada * sal * 2 colheres de sopa de raspas de queijo kaşar

Pique a cebola finamente e raspe a cenoura. Num tacho de diâmetro pequeno e anti-aderente, salteie a cebola e a cenoura no azeite até amoleceram. Junte salsa finamente picada. Adicione os ovos batidos. Tempere com sal e polvilhe com queijo ralado. Cozinhe durante alguns minutos até os ovos cozerem e até o queijo derreter. Retire do lume e vire sobre um prato de servir. Sirva às fatias quente ou fria.

Nota: Queijo kaşar é uma variedade de queijo turco. Pode substituir por queijo flamengo.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

P de Peixe e de Peniche


Espetada de Peixe


Sardinhas Assadas



Restaurante O Marinheiro - Avenida do Mar, Peniche. Agosto, 2008.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...