quinta-feira, 26 de março de 2009

Bolo de Cacau com Nutella e Ovos Moles

Bolo de Cacau com Nutella e Ovos Moles

Esta receita foi baseada nesta do portal Gastronomias.

50 g de cacau em pó * 12 colheres de sopa de água * 175 g de farinha de trigo * 2 colheres de chá de fermento * 1 pitada de sal * 4 ovos * 200 g de açúcar * 6 colheres de sopa de óleo de girassol

Recheio:

Creme Nutella q.b.

Cobertura:

80 g de açúcar * 3 ovos * 8 cl de água * 1 pau de canela * 10 sementes de alperce * côco ralado q.b.

Dissolva o cacau na água quente. Deixe arrefecer e reserve. Misture as gemas com o açúcar (reserve uma colher de sopa) sem bater. Junte o óleo e o cacau dissolvido e arrefecido. Adicione a farinha previamente misturada com o fermento e o sal. Bata as claras em castelo. Quando estiverem firmes adicione a colher de sopa de açúcar que reservou e bata novamente. Junte as claras ao preparado anterior sem bater. Deite a massa numa forma untada e polvilhada e cozinhe em forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos. Desenforme o bolo e deixe arrefecer. Corte o bolo ao meio no sentido horizontal e cubra uma das metades com creme Nutella. Volte a sobrepôr as duas metades do bolo. Prepare os ovos moles. Leve ao lume a água juntamente com o açúcar e um pau de canela. Deixe levantar fervura até obter ponto de pérola suave. Retire do lume e deixe arrefecer. Bata as gemas e adicione-as à água com açúcar. Leve novamente ao lume, até levantar fervura, mexendo sempre. Retire do lume e deixe arrefecer. Cubra o bolo com os ovos moles. Decore a gosto com côco ralado e sementes de alperce.

5 comentários:

Anónimo disse...

LIdia,o Bolo de cacau com ovos moles``está muito Bonito!e deve ser muito Bom!Esta-me a crescer água na boca, já ia uma fatia! tiveste bom gosto,é o Bolo do teu, Aniversário!Parabéns!...muitos beijinhos e abraços.da Mãe!...

Anónimo disse...

Lidia,maravilhoso bolo com cacau e os deliciosos ovos moles.Não é dificil de fazer e deve ser muito bom.Beijinhos e abraços da irmã Cinda.

Lídia Lopes disse...

Olá Mãe e Cinda,
Ficou muito bom! Muitos beijos e abraços para vocês :)

Anónimo disse...

Olá Lidia,fiz este bolo para o dia da mãe!Cresceu bastante,só usei ovos moles.Para a próxima vez vou rechear com nutela.Muitos beijinhos da Cinda.

Lídia Lopes disse...

Olá Cinda,

Fico muito contente por terem gostado. O nutella dá-lhe um toque mais húmido. Muitos beijinhos :)