domingo, 31 de maio de 2009

Banana Frita com Laranja e Canela

Banana Frita com Laranja e Canela
Para 2 pessoas

2 bananas * 1 laranja * 1 colher de sobremesa de manteiga * 1 colher de sobremesa de canela

Corte as bananas às rodelas. Leve ao lume a manteiga e adicione as rodelas de banana. Frite a banana de ambos os lados. Junte o sumo de laranja e cozinhe lentamente até o sumo de laranja evaporar. Polvilhe com canela e sirva como acompanhamento de um prato salgado ou como sobremesa.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Bolo de Iogurte com Limão e Sementes de Papoila


Lembrei-me de fazer um bolo de iogurte com sementes de papoila. Apesar de ter várias receitas de bolos de iogurte, decidi fazer uma pesquisa para ver se alguém, na blogoesfera, já tinha experimentado esta combinação. Verifiquei que sim, e vi esta receita com óptimo aspecto e também com raspa de limão. Apesar de também ter utilizado a raspa de limão e sementes de papoila, utilizei outra base de bolo de iogurte.

1 copo de iogurte natural * 3 copos de farinha * 2 copos de açúcar * 3/4 copo de óleo * 5 ovos * 1 colher de sopa de fermento * raspa de 1 limão * 2 1/2 colheres de sopa de sementes de papoila

Misture o iogurte com o açúcar. Adicione as gemas, uma a uma, e misture bem. Acrescente o óleo, a raspa de limão, as sementes de papoila, a farinha e o fermento. Por fim, adicione as claras batidas em castelo e misture bem. Coloque a massa numa forma untada com óleo e polvilhada com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 160º durante cerca de 45 minutos.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Ovos Escalfados com Ervilhas Frescas

Ovos Escalfados com Ervilhas Frescas
Para 2 pessoas

2 ovos * 250 g de ervilhas frescas descascadas * 2 colheres de sopa de azeite * 1 cebola média * 2 copos de água * 1 colher de café de pimenta vermelha * 1 colher de sobremesa de hortelã seca * sal

Pique a cebola finamente e salteie-a no azeite até ficar um pouco transparente. Junte as ervilhas, os temperos e a água. Cozinhe em lume brando durante cerca de 15 minutos. Coloque os ovos por cima e cozinhe até os ovos cozerem. Sirva com arroz com groselhas secas.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Frango à 'Gomes de Sá' com Kaşar

Frango à 'Gomes de Sá' com Kaşar
Nesta receita pode aproveitar sobras de frango assado ou de churrasco.

Para 3-4 pessoas

1 1 /2 copo de lascas de frango assado ou de churrasco * cerca de 4 batatas médias * 4 colheres de sopa de azeite * 1 colher de sobremesa de vinagre * 6 folhas de cebolinho * 1 colher de sobremesa de tomilho seco * 1 colher de café de hortelã seca * 1 colher de café de pimenta vermelha * 1 pitada de caril * 1 pitada de pimenta preta * 1 pitada de cominhos * sal * 2 colheres de sopa de queijo kaşar

Descasque as batatas e corte-as aos cubos. Coza-as sem as deixar desfazer. Escorra a água e salteie-as com azeite, vinagre e os restantes temperos. Adicione o frango e o cebolinho e misture. Polvilhe com o queijo e retire do lume.

Puré (ou Dip) de Ervilhas




















Para 2 pessoas

1 copo de ervilhas cozidas * 1/4 copo de leite * sal * 1/2 colher de café de noz-moscada * 1 pitada de pimenta preta * 1 pitada de pimenta vermelha * 1 colher de sopa de azeite

Pique as ervilhas. Adicione o leite e os temperos e cozinhe em lume brando durante cerca de sete minutos. Acompanhe com carne grelhada.

Espetadas de Salmão

Espetadas de Salmão

Para 2 pessoas

1 posta de salmão (cerca de 400g) * sumo de limão * 4 pimentos verdes * sal * tomilho seco * pimenta vermelha

Corte o salmão e os pimentos em pedaços grandes e disponha-os intercaladamente em dois ferros de espetada. Regue com sumo de limão e polvilhe com sal, tomilho seco e um pouco de pimenta vermelha. Grelhe na brasa, na chapa ou no forno e sirva com salada.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Lulas Estufadas com Tomilho e Canela

Lulas Estufadas com Tomilho e Canela
Para 2-3 pessoas

400 g de lulas limpas * 1 cebola pequena * 1 cenoura média * 2 pimentões verdes pequenos * 2 colheres de sopa de azeite * 1 colher de sobremesa de tomilho seco * 1 colher de café de pimenta vermelha * 1 colher de café de canela * cerca de 1 1/2 copo de água * 1/2 copo de leite * sal

Leve ao lume a cebola picada com o azeite. Junte a cenoura e os pimentões cortados finamente e cozinhe durante alguns minutos. Junte um pouco de água se for necessário. Adicione as lulas e os respectivos tentáculos cortados grosseiramente, assim como o sal e as especiarias. Acrescente água e leite e cozinhe em lume brando durante cerca de 20-30 minutos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...