quarta-feira, 23 de Setembro de 2009

Empadão de Bacalhau

Empadão de Bacalhau

Para 4-6 pessoas

200 g de bacalhau desfiado * 1 cebola * 1 pimento verde * 1 pimento vermelho * 2 dentes de alho * 100 g de cogumelos tipo Paris * 1 colher de café de vinagre de sidra * 3+2 colheres de sopa de azeite * 1 colher de sopa de tomilho seco * 1 colher de café de pimenta vermelha * pimenta preta * sal * 6 batatas médias * 1 ovo * 1/4 copo de queijo dil (ou mozarela) ralado

Descasque as batatas e coza-as. Escorra a água e reduza as batatas a puré. Reserve. Salteie a cebola e os dentes de alho finamente picados em três colheres de sopa de azeite e um pouco de vinagre. Adicione os pimentos e os cogumelos finamente cortados. Tempere com sal, pimenta vermelha, tomilho e pimenta preta e cozinhe durante cerca de 15 minutos. Num recipiente médio, próprio para ir ao forno, coloque metade do puré de batata. Cubra depois com a mistura do bacalhau. Por fim, cubra com o restante puré de batata. Coloque por cima duas colheres de sopa de azeite, um ovo batido e queijo. Leve ao forno a gratinar. Sirva quente.

quinta-feira, 17 de Setembro de 2009

Muffins de Figos Frescos

Muffins de Figos Frescos

Para cerca de 18 muffins

2 figos frescos * 2 copos de farinha de trigo + 2 colheres de sopa de farinha de trigo * 3/4 copo de açúcar * 1 copo de leite * 1 ovo * 1/4 copo de óleo de girassol * 1 colher de café de sal * 1 colher de sopa de fermento

Retire a casca aos figos e misture a polpa com duas colheres de sopa de farinha. Reserve. Entretanto, misture o leite com o ovo e o óleo. Misture a farinha com o sal e com o fermento e adicione à mistura líquida. Por fim, acrescente os figos e envolva bem. Coloque caixinhas de papel dentro de formas individuais e distribua a massa por cada uma delas. Leve a cozer em forno pré-aquecido a cerca de 170º durante aproximadamente 20 minutos.

domingo, 13 de Setembro de 2009

Beringelas Guarnecidas

Beringelas Guarnecidas

Esta receita foi inspirada em outra publicada aqui.

Para 2 pessoas

2 beringelas * 1/4 copo de azeite * 2 colheres de sopa de azeite * 1 colher de sopa de polpa de tomate * 2 dentes de alho * 1 cebola * 1 tomate * 1/2 copo de salsa finamente picada * sal * 1 colher de sobremesa de tomilho seco * 1/2 copo de sobras do recheio utilizado nesta receita

Descasque as beringelas no sentido longitudinal e intercaladamente. Coloque-as de molho em água com sal durante cerca de 15-20 minutos. Seque-as bem. Coloque-as numa assadeira ou tabuleiro regadas com azeite. Coloque-as no forno pré-aquecido a cerca de 200º até ficarem moles. Entretanto, salteie o alho e a cebola finamente picados no azeite (duas colheres de sopa). Descasque o tomate, corte-o em cubos e adicione ao alho e à cebola. Tempere com sal. Quando o suco do tomate evaporar, junte as sobras do recheio utilizado nesta receita, misture e cozinhe mais dez minutos. Retire do lume e adicione a salsa. Coloque este preparado no centro de cada beringela, depois de lhes ter aberto um golpe no sentido longitudinal e de ter criado espaço para o recheio. Polvilhe com tomilho. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos.

sábado, 12 de Setembro de 2009

Bolo de Alfarroba

Bolo de Alfarroba

4 ovos * 200 g de açúcar amarelo * 100 g de farinha de alfarroba * 1/4 l de leite * 3 colheres de sopa de mel * 150 ml de óleo * 50 ml de vinho do Porto * 50 g de nozes * 1 colher de sobremesa de fermento

Misture o óleo com o açúcar e o mel. Adicione as gemas e, alternadamente, a farinha, o leite e o vinho. Junte as nozes grosseiramente picadas e o fermento. Por fim, acrescente as claras batidas em castelo. Misture bem e coloque numa forma untada com óleo e polvilhada com farinha. Coza em forno pré-aquecido a cerca de 170º.

quarta-feira, 9 de Setembro de 2009

Bolo de Cenoura com Molho de Chocolate

Bolo de Cenoura com Molho de Chocolate

A receita deste bolo foi inspirada nesta. A receita do molho de chocolate já tinha sido publicada aqui.

Para o bolo:

4 cenouras * 4 ovos * 1 copo de óleo de girassol * 3 copos de farinha de trigo * 2 copos de açúcar amarelo * 1 colher de chá de fermento

Raspe as cenouras. Adicione os ovos e o óleo e bata no liquidificador (ou, em alternativa, utilize a varinha mágica). Junte a esta mistura o açúcar, a farinha e o fermento e envolva bem. Coloque a massa numa forma untada e polvilhada e cozinhe em forno pré-aquecido a 170º. Entretanto prepare o molho de chocolate.

Molho de chocolate:

2 gemas * 75 g de chocolate em pó * 2 colheres de sopa de açúcar * 2 colheres de sopa de margarina (à temperatura ambiente)

Misture todos os ingredientes e leve ao lume até todos os elementos estarem bem ligados. Cubra enquanto o bolo e o molho ainda estão quentes.

sexta-feira, 4 de Setembro de 2009

Salada de Massa Pevide com Atum e Endro

Salada de Massa Pevide com Atum e Funcho

Para 2 pessoas

1/2 copo de massa pevide * 160 g de atum em conserva (ao natural) * 6 pés de endro * sal * azeite * vinagre * 1 colher de chá de tomilho seco

Coza a massa pevide em água e sal. Coloque a massa dentro de um coador e passe por água fria. Escorra bem. Adicione o atum e o endro finamente picado. Tempere com azeite, vinagre e sal e misture. Polvilhe com tomilho e sirva.

terça-feira, 1 de Setembro de 2009

Estufado de Frango com Algas

Estufado de Frango com Algas

Para 3 pessoas

250 g de peito de frango sem osso * 3 batatas pequenas * 1 cebola * 30 g de algas desidratadas * 2 colheres de sopa de azeite * 1 dente de alho * sal * pimenta vermelha * água q.b.

Coloque as algas de molho para hidratarem. Sateie a cebola e o alho, finamente picados, no azeite. Adicione o frango cortado em cubos pequenos e salteie durante alguns minutos. Acrescente as batatas cortadas em cubos e as algas. Tempere com sal e pimenta vermelha. Junte água e cozinhe em lume brando durante cerca de 20 minutos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...