sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Estufado de Carne Picada com Puré de Batata com Kaşar

Estufado de Carne Picada e Puré de Batata com Kaşar


















Para 2-3 pessoas

Estufado de Carne Picada
 
200 g de carne picada (vaca ou vitela) * 2 dentes de alho * 1 cebola * 4 colheres de sopa de azeite * 1 colher de café de vinagre de cidra * 1 colher de sopa de pasta de tomate * 1 cenoura média * 1 pimentão verde pequeno * 1/4 copo de ervilhas frescas ou congeladas * 1 colher de café de pimenta vermelha * 1 pitada de pimenta preta * sal * água q.b.

Salteie a cebola e os dentes de alho finamente picados no azeite até ficarem transparentes. Junte gotas de vinagre, a cenoura cortada em rodelas e o pimentão verde cortado em pedaços pequenos e continue a saltear. Adicione a carne picada, a pasta de tomate, as ervilhas e todos os temperos. Cubra o tacho e cozinhe em lume brando durante cerca de dez minutos. Depois, cubra com água e cozinhe durante cerca de 20 minutos. Sirva quente acompanhado com este puré:
 
Puré de Batata com Kaşar
 
5 batatas médias * 1/4 copo de leite * 1 colher de sopa de azeite * 1 pitada de noz-moscada * 1 pitada de pimenta preta * sal * 3 colheres de sopa de queijo kaşar ralado

Coza as batatas e reduza-as a puré. Leve novamente ao lume e junte o leite, o azeite e os temperos. Adicione o queijo ralado, misture e retire do lume.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Bolo de Pêra, Mel e Canela

Bolo de Pêra, Mel e Canela
Esta receita foi inspirada nesta e destinou-se a aproveitar pêras maduras.

3 pêras * 1 colher de sobremesa de canela * 3 colheres de sobremesa de mel * 1 1/4 copo de farinha * 1 colher de sopa de fermento * 1 colher de café de sal * 1/4 copo de óleo * 2 ovos * 3/4 copo de açúcar * 1/4 copo de leite

Descasque as pêras e corte-as em pedaços pequenos. Misture-as com a canela e o mel e reserve. Misture o óleo com o açúcar e com o leite. Adicione a farinha, o fermento e o sal e misture bem. Por fim, junte os ovos um a um, mexendo a massa nos intervalos. Mexa bem e coloque a massa numa forma rectangular untada e polvilhada. Cubra com a mistura das pêras, mel e canela. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 50 minutos.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Bolo de Iogurte com Limão e Sementes de Papoila




















1 copo de iogurte natural * 4 ovos * 1/4 copo de óleo de girassol * 2 copos de açúcar * 3 copos de farinha (não muito cheios) * raspa de 1 limão * 4 colheres de sobremesa de sementes de papoila * 1 colher de sopa de fermento
 
Misture o iogurte com o açúcar. Adicione as gemas, uma a uma. Acrescente o óleo, as sementes de papoila, a raspa de limão, a farinha e o fermento. Por fim, adicione as claras batidas em castelo. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 45 minutos.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Pimentos Recheados com Espinafres e Feta





















Para 2-4 pessoas

4 pimentos verdes médios * 300 g de espinafres * 1 cebola * 1 colher de sopa de groselhas secas * 3 colheres de sopa de arroz * 2 colheres de sopa de queijo feta esmagado * 2 colheres de sopa de azeite * 1/2 colher de café de pimenta-da-jamaica * 1/2 colher de café de pimenta vermelha * sal * 1-2 colheres de sopa de queijo kaşar raspado

Lave os espinafres e corte-lhes os talos. Corte os espinafres grosseiramente. Salteie a cebola no azeite. Junte os espinafres e cozinhe durante cerca de dez minutos. Adicione o arroz, as groselhas secas e os temperos e cozinhe durante mais dez minutos, aproximadamente. Por fim, adicione o queijo feta, misture e retire do lume. Corte as "tampas" aos pimentos e elimine cuidadosamente as sementes. Reserve as "tampas". Recheie os pimentos e tape cada um com a respectiva "tampa". Coloque-os num tacho, dispostos verticalmente, e adicione água até cerca de metade da altura dos pimentos. Cubra o tacho e cozinhe em lume médio durante cerca de 15 minutos. Depois, retire as "tampas" aos pimentos e cubra o recheio com o queijo kaşar. Coloque os pimentos num tabuleiro e leve-os ao forno para gratinarem.