terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Torta Pio IX



Procurando pela receita de "Torta Pio IX", descobri-a aqui, mas foi originalmente publicada num número especial de Outono da Teleculinária de 1978.

4 ovos * 125 g de açúcar * 125 de farinha * 1 colher de sopa de fermento * 4 colheres de sopa de água a ferver

Cobertura:

2 colheres de sopa de cacau em pó * 80 g de açúcar * 1 colher de sopa de farinha * 2,5 dl de leite * 1/2 colher de sopa de margarina

Forre um tabuleiro com papel vegetal e pincele-o com margarina. Separe as claras das gemas e bata as claras em castelo. Adicione o açúcar e bata novamente. Junte as gemas e envolva bem. Por fim, acrescente a água, a farinha e o fermento e misture. Coloque a massa no tabuleiro e cozinhe em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 35 minutos. Prepare a cobertura. Misture o açúcar com a farinha, a margarina e o cacau. Junte o leite e misture. Leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Deixe arrefecer. Desenforme o bolo quente e coloque-o sobre um pano de cozinha polvilhado com açúcar granulado. Retire o papel vegetal e cubra o bolo com parte do creme de chocolate. Enrole de imediato. Cubra a torta com o restante creme de chocolate.

6 comentários:

Beta Tiossi disse...

Parece delicioso! E não parece tão difícil! bjs

Quitutes da Juju disse...

Oi Lidia! Vim aqui conhecer o seu espaço! Esse bolo está com a cara otima!!! Olha, bvoltarei mais vezes e ja estou seguindo.

http://quitutesdajuju.blogspot.com

Dulce Caldeira disse...

Gostei imenso da torta, aliás as receitas antigas da teleculinária para mim são especiais.
Beijinhos
http://cozinhadaduxa.blogspot.com/

Carol Fernandes disse...

Lidia esse bolo é bem interessante! Queria te perguntar algo! Tu já vistes a receita de um bolo de Natal da Ilha da Madeira que é confeccionado hoje dia 8/12 para ser entregue no Natal e comido durante todo o ano seguinte até as próximas festas? Saiu no livro de receitas do açúcar União e fiquei bastante curiosa de fazer! Nada como perguntar para alguém de outro lado do oceano, já que tradições são tradições. né mesmo?
Agradeço a resposta!
Beijos doces!

moranguita disse...

deliciosa so pode e com um recheio desses quem nao vai querer levar ess FATIA?
BEIJINHOS

Verónica Cava Blanco disse...

Eu sei que o seu blog e adoro, vou aprender muito com ele assim que eu faço seguidor, vemos muitas vezes por aqui, um beijo de Ponferrada