quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Bacalhau com Natas

Bacalhau com Natas
Para 3 pessoas

300 g de bacalhau desfiado * 1 cebola * cerca de 6 batatas médias * sal * pimenta preta * 4 colheres de sopa de azeite * 1 colher de sopa de farinha de arroz * 100 ml de leite * 200 ml de natas * óleo q.b. para fritar as batatas

Corte as batatas em palitos e frite-as. Coloque-as sobre papel de cozinha para libertarem o excesso de gordura. Reserve. Pique a cebola finamente e salteie-a no azeite até ficar transparente. Adicione o bacalhau, sal, se necessário, e pimenta preta. Continue a saltear até o bacalhau ficar bem cozido. Entretanto, prepare o molho. Dissolva a farinha no leite e leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Junte as natas, uma pitada de pimenta preta e sal. Num tabuleiro, coloque primeiro uma camada de bacalhau, cubra depois com as batatas e, por fim, cubra com as natas. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos até o bacalhau e as batatas absorverem parte do molho e até a superfície ficar dourada. Sirva quente com uma boa salada.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Bolo Chiffon de Laranja

Bolo Chiffon de Laranja
A receita do bolo foi retirada do portal Gastronomias e já foi publicada anteriormente aqui, com pequenas alterações.

Massa:

6 ovos * 315 g de açúcar * 150 g de farinha de trigo * 1,25 dl de sumo de laranja * 1 colher de chá de sal fino * 1 colher de sopa de fermento em pó * 3/4 copo de óleo * raspa da casca de 1 laranja

Misture a farinha com o açúcar. Junte o óleo, a raspa da casca da laranja, o sumo de laranja, o sal e as gemas e bata tudo muito bem durante 20 minutos (muito importante para o resultado final). Bata as claras em castelo bem forte e adicione ao preparado anterior, envolvendo sem bater. Adicione também nesta altura o fermento em pó. Unte uma forma redonda com manteiga ou óleo. Coloque a massa dentro da forma e coza em forno pré-aquecido à temperatura de 150º durante cerca de uma hora.

Cobertura (Creme de Pasteleiro):

250 ml de leite * 3 gemas * 1/2 copo de açúcar * 1 1/2 colheres de sobremesa de farinha

Misture as gemas com o açúcar e a farinha. Acrescente o leite e misture bem. Leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Cubra o bolo com este creme e decore a gosto. Neste caso, foi polvilhado com cacau em pó.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Quiche de Espinafres e Queijo da Ilha

Quiche de Espinafres e Queijo da Ilha
500 g de espinafres * 3/4 copo de queijo da ilha raspado * 1 cebola * 4 colheres de sopa de azeite * 1 colher de café de pimenta vermelha * 1 pitada de pimenta preta * sal * massa folhada q.b.

Lave e corte os espinafres grosseiramente. Salteie a cebola finamente picada no azeite até ficar transparente. Adicione os espinafres e cozinhe até ficarem macios. Misture e junte os temperos. Cozinhe durante cerca de 10 minutos. Forre uma forma de tarte com massa folhada e pique-a com um garfo. Cubra com o recheio e polvilhe com queijo. Leve ao forno até cozer e gratinar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...