terça-feira, 27 de abril de 2010

Lulas Recheadas com Lulas

Lulas Recheadas com Lulas

Para 2 pessoas

350 g de lulas limpas * 1 colher de sobremesa de azeite * 1 colher de sopa de cebola picada * 1 colher de sobremesa de farinha * 1/2 copo de leite quente * 1 colher de sobremesa de sumo de limão * 1 colher de sopa de salsa finamente picada * sal * pimenta preta * farinha q.b. * 1 ovo * óleo para fritar

Utilize lulas pequenas e inteiras, limpas e com os tentáculos separados. Coza os tentáculos em água e sal. Escorra-os e pique-os finamente. Reserve. Salteie a cebola no azeite. Junte a farinha e o leite e misture. Por fim, adicione os tentáculos das lulas. Tempere com sal, pimenta preta e sumo de limão. Deixe ferver e retire do lume. Junte salsa picada, misture e deixe arrefecer. Recheie cada saco de lula com este preparado. Feche a extremidade com um palito. Passe cada lula por farinha e depois por ovo batido. Frite em óleo quente. Coloque-as sobre papel de cozinha e retire-lhes os palitos. Passe-as para um prato de servir e sirva quente.

sábado, 10 de abril de 2010

Bacalhau com Natas Light

Bacalhau com Natas Light

Para 4 pessoas

400 g de bacalhau desfiado * 1 cebola * cerca de 6 batatas médias * sal * pimenta preta * 4 colheres de sopa de azeite * 1 colher de sopa de farinha * 100 ml de leite * 200 ml de natas

Corte as batatas aos palitos e coza-as. Escorra a água e reserve. Pique a cebola finamente e salteie-a no azeite até ficar transparente. Adicione o bacalhau, sal, se necessário, e pimenta preta. Continue a saltear até o bacalhau ficar bem cozido. Entretanto, prepare o molho. Dissolva a farinha no leite e leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Junte as natas, uma pitada de pimenta preta e sal. Num tabuleiro, coloque primeiro uma camada de bacalhau, cubra depois com as batatas e, por fim, cubra com as natas. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos até o bacalhau e as batatas absorverem parte do molho e até a superfície ficar dourada. Sirva quente com uma boa salada.

Bacalhau com Natas Light

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Bolo Mazagão com Creme Tostado e Trufas Fundidas (Bolo de Aniversário)



4 ovos * 225 g de açúcar * 100 g de farinha * 1 colher de sopa de fermento

Misture muito bem o açúcar com as gemas. Bata as claras em castelo. Adicione, alternadamente, a farinha, misturada com o fermento, e as claras batidas em castelo. Coloque a massa numa forma untada e polvilhada e coza em forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 50 minutos.

Cobertura e Recheio (Creme de Pasteleiro):

250 ml de leite * 3 gemas * 1/2 copo de açúcar * 1 1/2 colheres de sobremesa de farinha * creme de chocolate e avelãs tipo Nutella * 3 bombons de chocolate tipo trufas

Misture as gemas com o açúcar e a farinha. Acrescente o leite e misture bem. Leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar.

Bolo Mazagão com Creme Tostado e Trufas Fundidas (Bolo de Aniversário)

Desenforme o bolo e deixe-o arrefecer. Corte-o ao meio, no sentido longitudinal, e recheie-o com um pouco deste creme. Recheie também com outra camada de creme de chocolate e avelãs tipo Nutella. Coloque por cima a outra metade do bolo e cubra o bolo com o restante creme de pasteleiro. Coloque o bolo no forno (na função de grelhador) até o creme tostar. Enquanto o creme ainda está quente, coloque em um dos lados do bolo três trufas que irão derreter cobrindo metade do bolo.

Bolo Mazagão com Creme Tostado e Trufas Fundidas (Bolo de Aniversário)

Bolo Mazagão com Creme Tostado e Trufas Fundidas (Bolo de Aniversário)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...