quarta-feira, 26 de maio de 2010

Bacalhau à Espanhola

Bacalhau à Espanhola

Para 2 pessoas

1 posta de bacalhau (grossa) * 4 batatas médias * 1 cebola média * 3 dentes de alho * 2 colheres de sobremesa de pasta de tomate * 2 pimentões verdes pequenos * 1 tomate médio * sal * pimenta preta * pimenta vermelha * 1/2 copo de água * 4 colheres de sopa de azeite * 1 colher de sopa de salsa finamente picada

Elimine as espinhas e as peles ao bacalhau e retire lascas grossas. Descasque as batatas e corte-as em rodelas. Corte a cebola em rodelas finas. Descasque o tomate e corte-o em pedaços médios. Corte os pimentões em pedaços pequenos. Pique os dentes de alho finamente. Disponha todos os ingredientes em camadas, terminando com uma camada de batatas. Vá intercalando com um pouco de pasta de tomate, de pimenta preta e de sal (se necessário). Polvilhe a última camada com pimenta preta, pimenta vermelha e salsa picada. Cubra com um pouco de pasta de tomate. Adicione um pouco de água e cozinhe lentamente. Quando faltarem cerca de dez minutos para o fim da cozedura, regue com azeite. Cozinhe durante cerca de dez minutos e sirva quente.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Bolo de Iogurte e Moscatel

Bolo de Iogurte e Moscatel

1 ovo * 1/4 copo de óleo de girassol * 1 copo de açúcar * 2 copos de farinha * 1 copo de iogurte natural * 1/2 cálice de vinho moscatel (3 colheres de sopa) * 1 colher de chá de fermento

Misture todos os ingredientes e coloque a massa numa forma untada e polvilhada. Coza em forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 50 minutos.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Lombo Fingido

Lombo Fingido

Para 4-6 pessoas

150 g de carne de vaca ou vitela * 150 g de peito de frango * 50 g de sujuk * sal * pimenta preta * 1 colher de chá de pimenta vermelha * 1 colher de café de mistura de especiarias para köfte (contém cominhos, pimenta vermelha, pimenta-da-jamaica, canela, cravo-da-índia, pimenta preta, cúrcuma, coentros) * 4 colheres de sopa de vinho moscatel * 1 cebola média * azeite q.b. * pão ralado q.b. * 1 ovo * cerca de 1 copo de miolo de pão * leite q.b.

Pique a carne o o sujuk. Adicione um ovo, miolo de pão molhado em leite e espremido, vinho moscatel, sal e especiarias e misture bem. Pique uma cebola finamente e leve ao lume a saltear num pouco de azeite. Junte a cebola salteada à carne e misture. Num tabuleiro próprio para ir ao forno, forme um rolo com a ajuda de pão ralado. Regue com um pouco de azeite e cozinhe lentamente em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 55 minutos. Durante a cozedura, cubra o rolo com colheres do azeite depositado na base do tabuleiro.

domingo, 9 de maio de 2010

Pão-de-ló

Pão-de-ló

6 ovos * 175 g de açúcar * 125 g de farinha * 1 pitada de sal * 1 colher de sopa de fermento

Bata três ovos e três gemas com o açúcar durante cerca de 25 minutos. Bata as claras em castelo com uma pitada de sal. Adicione a farinha misturada com o fermento, alternando com as claras. Envolva bem. Coloque dois quadrados de papel vegetal desalinhados numa forma redonda. Coloque dentro a massa. Cozinhe em forno pré-aquecido a 150º até estar cozido e dourado.

Nota: Este pão-de-ló ficou com a superfície levemente queimada. Por essa razão, foi-lhe retirada a capa, o que comprometeu um pouco o seu aspecto. O sabor é de autêntico pão-de-ló...

sábado, 8 de maio de 2010

Tortilha de Batata Light

Tortilha de Batata Light

Para 2 pessoas

4 ovos * 1 batata média cozida * 1 cebola média * 1-2 dentes de alho * 2 colheres de sopa de azeite * sal * pimenta preta * 1 colher de sopa de salsa finamente picada * 1 colher de sopa de cebolinho finamente picado

Salteie a cebola cortada em rodelas finas e o alho picado no azeite. Adicione a batata cortada em cubos ou rodelas. Tempere com sal e pimenta preta. Junte os ovos batidos e polvilhe com salsa e cebolinho. Cozinhe de ambos os lados e sirva quente.

Tortilha de Batata Light
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...