segunda-feira, 27 de Dezembro de 2010

Pão-de-ló

Pão-de-ló

Esta receita foi baseada nesta.

5 ovos * 5 colheres de sopa de açúcar * 5 colheres de sopa de farinha * 1 colher de sopa de fermento

Bata muito bem os ovos com o açúcar até a quantidade de massa duplicar. Junte depois a farinha e o fermento e envolva bem. Forre uma forma com papel vegetal. Coloque a massa na forma e cozinhe em forno pré-aquecido a 150º até a superfície tostar levemente.

domingo, 26 de Dezembro de 2010

Aletria



Aletria feita pela Mãe. Leva leite adoçado com açúcar e aromatizado com casca de limão e pau de canela. No final juntam-se as gemas. Coloca-se no prato de servir e polvilha-se com canela em pó. Uma delícia...

quarta-feira, 22 de Dezembro de 2010

Bolo Integral de Banana e Canela

Bolo Integral de Banana e Canela

3 bananas grandes * 3 ovos * 1 3/4 copo de açúcar * 2 copos de farinha integral * 1 colher de sopa de fermento * 1 colher de café de canela

Esmague as bananas com um garfo e misture-as com as gemas e com o açúcar. Adicione a farinha e misture. Junte as claras batidas em castelo e envolva muito bem. Por fim, adicione o fermento e a canela. Coloque numa forma untada e polvilhada e cozinhe em forno pré-aquecido a 160º durante cerca de 50 minutos.

segunda-feira, 20 de Dezembro de 2010

Bacalhau à Brás

Bacalhau à Brás

Para 1-2 pessoas

1 posta de bacalhau * 2 batatas * 1 cebola * 3 dentes de alho * 4 colheres de sopa de azeite * 2 ovos * sal * pimenta preta * salsa picada q.b.

Utilize uma posta de bacalhau demolhada e desfiada. Salteie a cebola e os dentes de alho finamente picados no azeite. Descasque as batatas e raspe-as com um raspador de legumes. Adicione a batata raspada e o bacalhau desfiado ao refogado. Tempere com sal (se for necessário) e com pimenta preta. Salteie durante alguns minutos e adicone os ovos batidos. Misture até os ovos secarem ligeiramente. Retire do lume e polvilhe com salsa finamente picada.

sexta-feira, 10 de Dezembro de 2010

Bolo de Côco e Leite Condensado

Bolo de Côco e Leite Condensado

Esta receita foi baseada nesta.

100 g de côco ralado * 3 ovos * 1 lata de leite condensado * 1 pitada de sal * 1 colher de sopa de fermento

Misture o leite condensado com os ovos e uma pitada de sal. Adicione o côco e o fermento e envolva muito bem. Coloque numa forma untada com margarina e cozinhe em forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 45 minutos.

terça-feira, 7 de Dezembro de 2010

Torta Pio IX



Procurando pela receita de "Torta Pio IX", descobri-a aqui, mas foi originalmente publicada num número especial de Outono da Teleculinária de 1978.

4 ovos * 125 g de açúcar * 125 de farinha * 1 colher de sopa de fermento * 4 colheres de sopa de água a ferver

Cobertura:

2 colheres de sopa de cacau em pó * 80 g de açúcar * 1 colher de sopa de farinha * 2,5 dl de leite * 1/2 colher de sopa de margarina

Forre um tabuleiro com papel vegetal e pincele-o com margarina. Separe as claras das gemas e bata as claras em castelo. Adicione o açúcar e bata novamente. Junte as gemas e envolva bem. Por fim, acrescente a água, a farinha e o fermento e misture. Coloque a massa no tabuleiro e cozinhe em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 35 minutos. Prepare a cobertura. Misture o açúcar com a farinha, a margarina e o cacau. Junte o leite e misture. Leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Deixe arrefecer. Desenforme o bolo quente e coloque-o sobre um pano de cozinha polvilhado com açúcar granulado. Retire o papel vegetal e cubra o bolo com parte do creme de chocolate. Enrole de imediato. Cubra a torta com o restante creme de chocolate.

sábado, 4 de Dezembro de 2010

Bolo de Maçã com Nozes

Bolo de Maçã com Nozes

Esta receita já apareceu neste blogue (aqui) com algumas alterações. Desta vez poucas alterações foram feitas à receita aqui publicada.

6 maçãs * 1 colher de sopa de canela * 5 colheres de sopa de açúcar * 2 3/4 copos de farinha * 1 colher de sopa de fermento em pó * 1 colher de café de sal * 1/2 copo de óleo de girassol * 2 copos de açúcar * 1/2 copo de sumo de laranja * 4 ovos * 1 copo de nozes grosseiramente picadas

Descasque as maçãs e corte-as em pedaços pequenos. Misture-as com cinco colheres de sopa de açúcar e uma colher de sopa de canela. Reserve. Misture o açúcar com o óleo e o sumo de laranja. Misture a farinha com o fermento e o sal. Junte os elementos secos à mistura líquida e misture. Adicione os ovos, um a um, mexendo a massa nos intervalos. Por fim, junte as nozes e envolva. Coloque metade da massa numa forma untada e polvilhada. Cubra com metade das maçãs. Volte a cobrir com o resto da massa e, por fim, cubra com o resto das maçãs. Cozinhe em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 45 minutos.

quinta-feira, 2 de Dezembro de 2010

Bolo de Laranja



Esta receita foi baseada nesta.

125 g de margarina * 170 g de açúcar amarelo * 170 g de farinha * 3 ovos * raspa de 1 laranja * 70 ml de sumo de laranja * raspa de 1 laranja * sumo de 1 laranja para cobrir o bolo * 1 colher de sopa de fermento

Bata a margarina com o açúcar até obter uma mistura clara e homogénea. Junte os ovos um a um. Acrescente a raspa de laranja e misture. Em seguida adicione a farinha o fermento e envolva bem. Por fim, acrescente o sumo de laranja e misture. Coloque numa forma untada e polvilhada e cozinhe em forno pré-aquecido a cerca de 170º. Deixe arrefecer e desenforme. Pique a superfície do bolo com um garfo e regue-o com sumo de laranja.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...