segunda-feira, 11 de Julho de 2011

Bolo Esponja

Bolo Esponja

6 claras * 4 colheres de sopa de água quente * 1 copo de açúcar * 1 copo de farinha de trigo * 1 colher de sopa de fermento * sal * 4 colheres de sopa de leite * raspa de 1 laranja * 1 colher de sopa de sementes de papoila azuis

Bata as claras em castelo. Junte água quente e continue a bater até obter um creme. Adicione o açúcar e continue a bater. Junte sal, raspa de laranja, sementes de papoila e misture. Por fim, adicione a farinha e o fermento, alternadamente com o leite. Coloque a massa numa forma untada e polvilhada e cozinhe em forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 50 minutos.

Moelas Estufadas

Moelas Estufadas

Para 2 pessoas

250 g de moelas * 2 colheres de sopa de azeite * 3 dentes de alho * 2 cebolas * 2 colheres de sopa de polpa de tomate * sal * pimenta preta * pimenta vermelha * água q.b. * 2 colheres de sopa de amido de milho

Coza as moelas na panela de pressão com água, sal e uma cebola partida ao meio. Reserve. Pique a cebola e os dentes de alho finamente e salteie-os no azeite. Adicione as moelas, os temperos, a polpa de tomate e água. Cozinhe em lume brando durante cerca de 20 minutos. Rectifique os temperos e a quantidade de água e junte o amido de milho. Misture e cozinhe durante mais dez minutos. Sirva quente.

domingo, 10 de Julho de 2011

Fusili com Feta e Cogumelos

Fusili com Feta e Cogumelos

Para 4 pessoas

200 g de fusili * 200 g de cogumelos * 3 colheres de sopa de azeite * 100 g de queijo feta * sal * pimenta preta * pimenta vermelha * hortelã seca

Coza a massa com água e sal. Escorra a água e misture com um pouco de azeite. Reserve. Corte os cogumelos e salteie-os com azeite. Tempere-os com sal, pimenta preta, pimenta vermelha e hortelã seca. Adicione os cogumelos à massa e misture. Esmague o queijo feta e adicione-o também à massa. Misture e sirva quente ou frio.

sábado, 9 de Julho de 2011

Amêndoas com Chocolate e Canela



De Portugal para a Turquia, amêndoas cobertas com chocolate de leite e polvilhadas com canela...

sexta-feira, 8 de Julho de 2011

Bacalhau Assado

Bacalhau Assado

Para 2 pessoas

2 postas de bacalhau * 4 batatas * 3 dentes de alho * 4 colheres de sopa de azeite * 1/2 copo de água * sal * pimenta preta * pimenta vermelha * hortelã seca

Salteie o bacalhau com azeite, alho finamente picado, pimenta preta e pimenta vermelha. Descasque as batatas e corte-as em cubos. Disponha-as num tabuleiro juntamente com o bacalhau. Misture azeite com água, sal, pimenta preta, pimenta vermelha e hortelã seca. Cubra o bacalhau e as batatas com esse molho. Asse em forno médio durante cerca de 35 minutos.

quinta-feira, 7 de Julho de 2011

Bolo Fofo com Creme de Nata e Morangos

Bolo Fofo com Creme de Nata e Morangos

5 ovos * 250 g de açúcar * 225 g de farinha de trigo * 8 colheres de sopa de água * 1 colher de sopa de fermento

Cobertura:

250 g de kaymak (natas frescas turcas) * 1 colher de sopa de mel * cerca de 10 morangos

Misture as gemas com o açúcar. Adicione a água, e depois a farinha e o fermento. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Cozinhe em forno pré-aquecido a 170º em forma untada e polvilhada. Prepare a cobertura. Misture o kaymak com o mel e junte os morangos cortados em pedaços pequenos. Retire o bolo do forno, deixe arrefecer e cubra com o creme.

quarta-feira, 6 de Julho de 2011

Bulgur com Ovo e Beldroegas

Bulgur com Ovo e Beldroegas

Para 2-4 pessoas

1 copo de bulgur de grão grosso * 2 colheres de sopa de azeite * 1 cebola * 200 g de beldroegas * 1 ovo * sal * pimenta preta * 2 copos de água

Lave as beldroegas e elimine os talos mais grossos. Corte-as grosseiramente. Reserve. Salteie a cebola finamente picada no azeite. Adicione o bulgur e as beldroegas. Junte água e os temperos. Cozinhe em lume brando até a água evaporar. Bata um ovo e leve-o ao lume mexendo sempre. Junte o ovo mexido ao bulgur e misture. Sirva quente.

terça-feira, 5 de Julho de 2011

Bacalhau à Zé do Pipo

Bacalhau à Zé do Pipo

Para 2 pessoas

2 postas de bacalhau * 5 batatas médias * 1+ 3+ 5 colheres de sopa de azeite * cerca de 3 copos de leite * pimenta preta * noz moscada * farinha de trigo q.b. * 4 dentes de alho * 1 colher de sopa de vinagre de sidra * 1 pimento vermelho * 1 cebola * 2 colheres de sopa de maionese * 1 colher de sopa de pickles finamente picados

Coza as batatas e reduza-as a puré. Adicione uma colher de sopa de azeite, leite, pimenta preta, sal e noz moscada. Misture, retire do lume e reserve. Enxugue as postas de bacalhau, passe-as por farinha e frite-as num pouco de azeite. Reserve. Salteie a cebola, os dentes de alho e o pimento vermelho finamente picados em azeite e vinagre. Tempere com sal, pimenta preta e pimenta vermelha. Disponha as postas de bacalhau no centro de um tabuleiro ou taça. Coloque o puré à volta do bacalhau e cubra cada posta com uma colher de sopa de maionese. Polvilhe com pickles picados e regue com o molho. Leve ao forno para gratinar.

domingo, 3 de Julho de 2011

Esparregado de Espinafres

Esparregado de Espinafres

Para 2 pessoas

500 g de espinafres * 4 dentes de alho * 2 colheres de sopa de azeite * 4 colheres de sopa de farinha * sal * pimenta preta

Salteie os dentes de alho finamente picados no azeite. Junte os espinafres cozidos e escorridos e continue a saltear. Tempere com sal e pimenta preta. Adicione a farinha e misture bem. Sirva quente como acompanhamento.

sábado, 2 de Julho de 2011

Pimentos Recheados com Atum

Pimentos Recheados com Atum

Para 4 pessoas

4 pimentos médios * 6 colheres de sopa de arroz * 1 batata cozida pequena * 2 dentes de alho * 160 g de atum em conserva * 2 colheres de sopa de azeite * 1 colher de chá de hortelã seca * sal * pimenta preta * 1 colher de sopa de polpa de tomate * 1 tomate * 2 colheres de sopa de salsa finamente picada * 1 copo de água + água q.b. * 3 colheres de sopa de queijo raspado (queijo hellim ou halloumi)

Salteie a cebola e os dentes de alho finamente picados no azeite. Junte a batata reduzida a puré, o atum e a polpa de tomate e continue a saltear. Adicione o arroz e um copo de água. Tempere com hortelã seca, pimenta preta e sal. Cozinhe em lume brando até a água evaporar. Adicione a salsa picada e misture. Retire as sementes aos pimentos e recheie-os. Feche cada pimento com uma rodela de tomate. Disponha os pimentos na vertical num tacho pequeno. Junte água até metade da altura dos pimentos e cozinhe em lume brando durante cerca de 35 minutos. Rectifique a quantidade de água durante a cozedura, e vá adicionando mais até os pimentos cozerem bem e até a água evaporar. Coloque os pimentos num tabuleiro e polvilhe o topo de casa um com queijo raspado. Leve ao forno a gratinar.

sexta-feira, 1 de Julho de 2011

Cavacas de Pombal



As cavacas de Pombal, típicas da cidade portuguesa que lhes dá o nome, são um bolo seco, muito leve e estaladiço, com cobertura de açúcar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...