sábado, 27 de Agosto de 2011

Francesinha



Esta sanduíche no prato tão típica da cidade do Porto, é tradicionalmente preparada com bife de vaca ou vitela, alguns elementos de charcutaria, que podem ser fiambre, chouriço, bacon, salsicha ou linguiça, e queijo. Pode ter ainda ovo estrelado e ser acompanhada com batatas fritas. O delicioso molho é imprescindível. Esta iguaria faz parte da lista das dez melhores sanduíches do mundo.

sexta-feira, 26 de Agosto de 2011

Bola de Fiambre

Bola de Fiambre

500 g de farinha de trigo * 4 ovos * 1/2 copo de margarina * 1/2 copo de óleo de girassol * 25 g de fermento biológico * 1 copo de água * 250 g de fatias de fiambre * 1 colher de sobremesa de sementes de sésamo e sésamo preto para polvilhar

Coloque a farinha num recipiente e abra um buraco no centro. Adicione o fermento dissolvido na água. Acrescente os restantes ingredientes e amasse bem. Coloque metade da massa numa forma redonda ou rectangular untada com óleo. Cubra com fatias de fiambre e volte a cobrir com a massa. Polvilhe com sementes de sésamo e sésamo preto. Cozinhe em forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 50 minutos.

quinta-feira, 11 de Agosto de 2011

Feijão com Arroz

Feijão com Arroz

Para 4 pessoas

Feijão:

Cerca de 400 g de feijão preto cozido * 2 colheres de sopa de azeite * 1 colher de chá de vinagre de sidra * 1 cebola * 2 dentes de alho * 2 colheres de sopa de polpa de tomate * sal * pimenta preta * pimenta vermelha * cominhos * água q.b. (da cozedura do feijão)

Arroz:

1 copo de arroz * 1 1/2 copo de água * pimenta preta * sal

Coza o feijão e reserve. Salteie a cebola e o alho finamente picados no azeite. Adicione vinagre, polpa de tomate e continue a saltear. Acrescente o feijão, o sal e as especiarias. Cubra com água, de preferência da cozedura do feijão. Cozinhe em lume brando durante cerca de 20 minutos. Sirva com arroz branco. Salteie o arroz no azeite. Junte pimenta, sal e cubra com água. Cozinhe em lume brando até a água evaporar.

Empadão de Bacalhau

Empadão de Bacalhau

Para 4-6 pessoas

1 posta de bacalhau grande * 5 batatas médias * 1 cebola * 2 dentes de alho * 2 colheres de sopa de salsa finamente picada * sal * pimenta preta * pimenta vermelha * hortelã seca * 4 colheres de sopa de azeite * 1 colher de chá de vinagre de sidra * 2 copos de leite * 2 colheres de sopa de amido de milho

Coza o bacalhau e as batatas. Separe lascas de bacalhau e reduza as batatas a puré. Misture as lascas de bacalhau com o puré de batata. Reserve. Pique finamente a cebola e os dentes de alho e salteie no azeite com um pouco de vinagre. Adicione este molho à mistura das batatas com o bacalhau. Tempere com sal, pimenta preta, pimenta vermelha e hortelã seca. Polvilhe com salsa picada e misture bem. Prepare um molho branco. Leve ao lume o leite com o amido de milho e mexa sempre até engrossar. Tempere com sal e pimenta preta e retire do lume. Coloque o bacalhau num tabuleiro e cubra com este molho. Polvilhe com pimenta vermelha. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos.

Bolo de Feijão

Bolo de Feijão

2 copos de feijão branco cozido * 4 ovos * 1/2 copo de óleo de girassol * 2 copos de açúcar * 1 copo de farinha de trigo * 1 copo de pão ralado * 1 colher de sopa de fermento

Pique o feijão juntamente com o óleo, utilizando para tal um liquidificador, uma picadora ou uma varinha mágica. Bata o açúcar com as gemas. Bata as claras em castelo. Misture a farinha com o pão ralado e com o fermento. Adicione as farinhas à mistura do açúcar com as gemas. Coloque esta massa sobre as claras em castelo e envolva bem. Cozinhe em forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 50 minutos. Decore a gosto. Neste caso, foi pincelado com mel e polvilhado com sementes de papoila azuis.

sexta-feira, 5 de Agosto de 2011

Carapaus Grelhados & Salada


Deliciosos carapaus grelhados temperados com sal, alho e azeite.


Salada de alface, cenoura raspada e pimentos grelhados.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...