quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Sardinhas em Molho de Tomate Picante



Estas sardinhas já vêm confeccionadas em molho de tomate picante, são deliciosas, e carregam um pouquinho de Portugal.

Sardinhas, Enguias, Robalos Assados & Caldo Verde


Sardinhas assadas e pimentos assados.


Salada de alface e tomate.


Enguias e robalos assados. O resultado de algumas pescarias onde o Rio Douro se encontra com o oceano, junto à Foz do Douro.

Caldo verde: o ponto final perfeito.

Cozido à Portuguesa

Cozido à Portuguesa

Carnes de vaca, porco, frango e diversos enchidos. Também couve, cenoura e batata. Tudo regado com o molho da cozedura e acompanhado com arroz branco.

Servido num restaurante de Matosinhos, Porto, Portugal.

Bifes de Frango Dourados com Batatas Salteadas

Bifes de Frango Dourados com Batatas Salteadas

Para 2 pessoas

Bifes de Frango Dourados

200 g de bifes de frango * 2 colheres de sopa de azeite * 6 colheres de sopa de leite * 3 dentes de alho * sal * pimenta preta * pimenta vermelha

Batatas Salteadas

3 batatas médias * 4 colheres de sopa de azeite * sal * pimenta preta * pimenta vermelha

Prepare os bifes. Cozinhe-os lentamente com um pouco de azeite, sal, pimenta preta, pimenta vermelha e com dentes de alho laminados. Quando os bifes estiverem dourados, junte o leite e cozinhe até a maior parte do leite evaporar. Lave bem as batatas e não lhes retire a casca. Corte-as em pedaços médios. Junte azeite, sal, pimenta preta, pimenta vermelha e salteie-as até dourarem. Sirva os bifes acompanhados com as batatas e com uma boa salada.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Arroz de Lulas

Arroz de Lulas

Para 2 pessoas

1 cebola * 2 dentes de alho * 3 colheres de sopa de azeite * 350 g de lulas * 3/4 copo de arroz * 3 copos de água * 1 pimento verde pequeno * 1 tomate médio * 2 colheres de sopa de polpa de tomate * 1 colher de café de pimenta vermelha * pimenta preta * sal

Salteie a cebola e os dentes de alho, finamente picados, no azeite. Adicione o tomate pelado e cortado em pedaços pequenos, o pimento também cortado em pedaços pequenos e a polpa de tomate. Cozinhe em lume brando durante cerca de dez minutos. Adicione as lulas, previamente limpas e cortadas às rodelas e com os seus tentáculos também cortados ou separados. Junte os temperos e cozinhe em lume brando durante cerca de 15 minutos. Acrescente o arroz e cubra com água. Cozinhe em lume brando durante cerca de 15-20 minutos.

Pastel de Nata com Chocolate

Pastel de Nata com Chocolate

É uma inovação da pastelaria portuguesa: o famoso pastel de nata, imitação do ainda mais famoso pastel de Belém, com cobertura de chocolate.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Alheira Guarnecida


















 

Para 1 pessoa
 
1 alheira * 1 ovo * 300 g de espinafres * 3 batatas médias * 1 cebola pequena * 2 dentes de alho * 1 colher de sopa de farinha * 3 colheres de sopa de azeite * sal * pimenta preta * pimenta vermelha
 
Corte batatas com casca em rodelas, coloque-as num tabuleiro, regue-as com uma colher de sopa de azeite, polvilhe-as com sal, pimenta preta e pimenta vermelha e asse-as em forno bem quente (cerca de 300º) durante cerca de 25 minutos. Salteie cebola finamente picada em azeite. Adicione os espinafres e cozinhe durante cerca de 15 minutos. Por fim, adicione os alhos finamente picados, sal, pimenta preta, pimenta vermelha e farinha. Salteie, mexendo sempre, durante cerca de dois minutos. Grelhe a alheira numa frigideira sem adicionar gordura. Estrele um ovo com azeite.


Tarte de Cenoura (microondas)

Tarte de Cenoura (microondas)

200 g de cenouras raladas * 180 g de farinha de trigo * 175 g de açúcar mascavado * 1 colher de sopa de fermento * 5 g de açúcar baunilhado * 5 g de canela * 2 ovos * 50 ml de óleo de girassol

Raspe as cenouras. Adicione todos os ingredientes secos. Acrescente os ovos, um de cada vez. Junte o óleo. Coloque a massa no prato tostador do microondas, previamente untado e polvilhado. Cozinhe no microondas na função 'crisp' durante 7-8 minutos.

Iscas (Pataniscas) de Bacalhau com Arroz de Feijão

Iscas (Pataniscas) de Bacalhau com Arroz de Feijão

Iscas (Pataniscas) de Bacalhau com Arroz de Feijão

Pedaços de bacalhau desfiado misturados com ovo, água e farinha, com apontamentos de salsa picada e uma pitada de pimenta. A massa resultante é depois colocada às colheradas em óleo a ferver. O resultado são bolinhos deliciosos e estaladiços. O acompanhamento perfeito é o arroz malandrinho de feijão vermelho. Uma delícia criada pela Mãe.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Tarte de Maçã (microondas)



125 g de manteiga * 90 g de açúcar mascavado * 2 ovos * 150 g de farinha de trigo * 1 colher de sopa de fermento * 30 ml de natas (ou iogurte natural) * 3 ou 4 maçãs * 1 colher de sopa de açúcar para polvilhar * 1 colher de café de canela para polvilhar

Bata a manteiga com o açúcar. Adicione um ovo de cada vez. Junte a farinha e o fermento. Acrescente as natas. Misture e coloque a massa no prato tostador do microondas previamente untado e polvilhado. Descasque as maçãs e corte fatias. Disponha-as em toda a superfície da massa. Polvilhe com açúcar e canela. Cozinhe no microondas na função 'crisp' durante 9-10 minutos.

domingo, 11 de setembro de 2011

Sardinhas Assadas & Companhia









As sardinhas assadas foram a estrela principal, acompanhadas com batatas cozidas com pele e regadas com molho de azeite aromatizado com coentros. A salada foi de alface, tomate e pimentos assados, pontuada por rodelas de cebola e regada com azeite e vinagre. Não faltou o bom vinho verde branco fresquinho. Antes de tudo isto, petingas fritas e bolinhos de bacalhau.


Restaurante em Matosinhos, Porto, Portugal.

sábado, 10 de setembro de 2011

Frango Assado com Limão

Frango Assado com Limão

Para 2-4 pessoas

450 g de frango cortado * 1 colher de sobremesa de pimenta vermelha * pimenta preta * sal * 3 colheres de sopa de azeite * 6 colheres de sopa de água * 4 rodelas de limão * 1 colher de sobremesa de vinagre de sidra

Disponha o frango cortado num tabuleiro pequeno. Misture o azeite com a água, o vinagre, o sal e as especiarias e cubra o frango com esta mistura e com rodelas de limão . Cozinhe no forno a 250º durante cerca de 30 minutos.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Salteado de Batatas e Cenoura

Salteado de Batatas e Cenoura

Para 2 pessoas

3 batatas médias * 2 cenouras pequenas * 2 dentes de alho * sal * pimenta preta * pimenta vermelha * 4 colheres de sopa de azeite * 1 colher de chá de vinagre de sidra

Lave as batatas e não lhes retire a casca. Corte as batatas e as cenouras em pedaços médios e coza-as. Escorra a água e salteie com azeite, vinagre e alhos finamente picados. Tempere com sal, pimenta preta e pimenta vermelha. Misture e continue a saltear até alourar. Sirva quente como acompanhamento.

Bolo de Maçãs Isabelita

Bolo de Maçãs Isabelita

150 g de açúcar + 1 colher de sopa de açúcar * 125 g de manteiga + 1 colher de sopa de manteiga * 4 ovos * sumo e raspa de 1 laranja * 250 g de farinha de trigo * 1 colher de sopa de fermento * 2 maçãs * 1 colher de chá de canela

Amasse a manteiga e o açúcar até obter um creme. Junte as gemas e o sumo e a raspa da laranja. Bata as claras em castelo e junte-as à massa, alternando com a farinha e o fermento. Mexa sem bater. Coloque a massa em forma untada e polvilhada. Descasque as maçãs e corte fatias. Disponha-as em toda a superfície da massa. Coloque por cima pedacinhos de manteiga e polvilhe com açúcar e canela. Cozinhe em forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 50 minutos.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pastelaria Portuguesa: Bispo



O bispo é um pastel composto por uma base de massa folhada coberta com creme de côco e creme de pasteleiro.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Bifes de Frango com Fusilli e Molho de Iogurte

Bifes de Frango com Fusilli e Molho de Iogurte

Para 2 pessoas

250 g de bifes de frango * 3 dentes de alho * 2 colheres de sopa de azeite * sal * pimenta preta * pimenta vermelha * 1/4 copo de leite * 1 1/2 copo de massa fusilli * 1 copo de iogurte turco * 1 colher de sopa de tomilho seco

Coza a massa em água e sal. Escorra a água e reserve. Grelhe os bifes de frango com um pouco de azeite, dois dentes de alho finamente picados, sal, pimenta preta e pimenta vermelha. Quando estiverem dourados, junte um pouco de leite e deixe ferver durante cerca de um minuto. Misture a massa com um pouco de azeite e polvilhe com tomilho seco. Prepare o molho de iogurte. Misture o iogurte com um dente de alho finamente picado e com uma colher de sobremesa de tomilho. Acompanhe os bifes de frango com a massa fusilli e com o molho de iogurte.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Bolo de Canela

Bolo de Canela

2 ovos * 250 g de açúcar mascavado * 250 g de farinha de trigo * 2 colheres de sopa de manteiga * 1 colher de sopa de canela * 1 copo de leite * 1/2 cálice de vinho do Porto * 1/2 copo de nozes grosseiramente picadas * 1 colher de sopa de fermento

Misture todos os ingredientes e coloque a massa em forma untada e polvilhada. Cozinhe em forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 50 minutos.