terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Pudim Francês

Pudim Francês

1 copo de açúcar * 1 copo de ovos * 1 copo de leite * 1 cálice de vinho do Porto * 2 colheres de sopa de amido de milho * raspa de laranja * caramelo q.b.

Misture todos os ingredientes e coloque numa forma generosamente coberta com caramelo. Feche bem a forma, colocando entre a forma e a tampa uma ou duas folhas de papel de cozinha.Cozinhe em banho-maria numa panela de pressão com água até metade da altura da forma.

Filhós de Bolina

Filhós de Bolina

1,200 kg de bolina (abóbora-menina) descascada e limpa * 2 gemas * 300 g de farinha com fermento * raspa e sumo de uma laranja * 1 cálice de vinho do Porto * 100 g de açúcar amarelo * 1 colher de chá de canela * óleo para fritar * açúcar e canela para polvilhar

Coza a abóbora e deixe-a escorrer de um dia para o outro. Reduza-a a puré com um garfo, e adicione os restantes ingredientes. Deixe repousar durante cerca de duas horas. Frite colheradas de massa em óleo quente. Escorra as filhós em papel absorvente e polvilhe-as com açúcar e canela.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Tarte de Chocolate Negro

Tarte de Chocolate Negro

Massa:

100 g de margarina * 40 g de açúcar amarelo * 1 pitada de sal * 1 ovo * 200 g de farinha de trigo

Recheio:

200 g de chocolate negro a 70% de cacau * 20 cl de natas * 5 colheres de sopa de leite * 1 ovo batido

Bata a manteiga e o sal. Adicione o ovo, e acrescente a farinha aos poucos. Amasse bem com as mãos até obter uma massa homogénea. Embrulhe a massa em película aderente e coloque-a no frigorífico durante cerca de duas horas. Estenda a massa com um rolo numa superfície polvilhada com farinha. Cubra uma forma de tarte com a massa. Pique o fundo da massa com um garfo e cubra-a com papel vegetal e com leguminosas (feijões ou grão-de-bico). Cozinhe em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 15 minutos. Retire o papel vegetal e as leguminosas. Prepare o recheio. Parta o chocolate em cubos pequenos e derreta-o em lume brando, juntamente com as natas e o leite. Retire do lume e misture. Acrescente o ovo batido mexendo sempre. Coloque o recheio por cima da massa. Cozinhe novamente no forno, desta vez durante cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer e coloque a tarte no frigorífico durante cerca de uma hora.

Tarte de Chocolate Negro

Bacalhau de Natal







Três deliciosas receitas com bacalhau, o ingrediente imprescindível em todas as mesas no Natal: Bacalhau Cozido, Farrapo Velho e Bolos de Bacalhau.

O Bacalhau Cozido, acompanhado com batatas cozidas, couve penca e cenoura, é tradicionalmente consumido na noite de 24 de Dezembro. O Farrapo Velho é feito no dia seguinte com as sobras do bacalhau cozido e seu acompanhamento. O bacalhau é desfiado e misturado com os restantes ingredientes. Vai ao lume com alguns dentes de alho, bem regado com azeite e polvilhado com pimenta. É o primeiro prato do dia de Natal, no dia 25 de Dezembro. Os Bolos de Bacalhau pontuam a mesa de entradas nos dois dias.

As tradições gastronómicas de Natal variam consoante a região de Portugal, mas o bacalhau está presente em todas elas, embora possa ser preparado de diferentes maneiras.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Tripas Enfarinhadas

Tripas enfarinhadas

Os ingredientes principais deste enchido tradicional do norte de Portugal, são a farinha de milho, os cominhos e a pimenta. Esta mistura é depois inserida na tripa de porco. As tripas enfarinhadas compram-se já preparadas e prontas a fritar. São um ingrediente imprescindível nos Rojões à Moda do Minho, mas também podem ser consumidas como petisco.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Feijoada à Transmontana

Feijoada à Transmontana

Para 2 pessoas

2 copos de feijão catarino seco * 1 cebola * 2 dentes de alho * 2 colheres de sopa de azeite * 1 colher de chá de vinagre de sidra * 1 pimento pequeno * 1 tomate médio * 1 cenoura média * 2 colheres de sopa de polpa de tomate * 1 copo de couve galega cortada em juliana * 3/4 copo de massa * água q.b. (da cozedura do feijão) * sal * pimenta preta * pimenta vermelha

Coza o feijão e reserve. Salteie a cebola e os dentes de alho, finamente picados, no azeite e vinagre. Corte o tomate pelado, a cenoura e o pimento em cubos pequenos e adicione. Acrescente os temperos e a polpa de tomate. Cozinhe em lume brando durante cerca de 15 minutos. Junte o feijão e a massa e cubra com água da cozedura do feijão. Rectifique os temperos e cozinhe em lume brando durante cerca de 15 minutos. Adicione a couve e cozinhe mais cinco minutos. Sirva quente.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Arroz de Lulas e Camarão

Arroz de Lulas e Camarão

Para 2 pessoas

450 g de lulas * 8 camarões * 1 copo de arroz * 1 cebola * 3 dentes de alho * 3 colheres de sopa de azeite * 1 colher de chá de vinagre de sidra * 1 pimento vermelho pequeno * 1 pimento verde pequeno * 2 tomates médios * 2 colheres de sopa de polpa de tomate * sal * pimenta preta * pimenta vermelha * água q.b. (da cozedura dos camarões) * 2 colheres de sopa de salsa picada

Coza os camarões. Filtre a água da cozedura e reserve a água e os camarões. Salteie a cebola e os dentes de alho finamente picados no azeite e vinagre. Adicione os pimentos cortados em pedaços pequenos e o tomate pelado também cortado em pedaços pequenos. Junte polpa de tomate, sal, pimenta preta, pimenta vermelha e cozinhe em lume brando durante cerca de dez minutos. Adicione as lulas e continue a cozinhar em lume brando durante cerca de 20 minutos. Mexa ocasionalmente e adicione um pouco de água se for necessário. Adicione o arroz, misture e cubra com a água da cozedura dos camarões. Rectifique os temperos, e cozinhe em lume brando durante cerca de 15 minutos. Coloque num prato de servir e guarneça com os camarões. Polvilhe com salsa picada e sirva de imediato.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...