domingo, 31 de março de 2013

Pão-de-Ló de Ovar



12 gemas * 2 claras * 190 g de açúcar * 60 g de farinha * 1 pitada de sal

Misture as gemas e as claras com o sal e o açúcar. Mexa sempre para o mesmo lado durante cerca de 30 minutos, até a massa duplicar de volume e ficar mais clara.  Junte a farinha peneirada, e mexa sem bater. Coloque a massa numa forma forrada com papel. Cubra também com papel para não queimar. Cozinhe em forno pré-aquecido a 150º durante cerca de 30 minutos.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Bacalhau Espiritual




















Para 4 pessoas

1 posta de bacalhau com cerca de 350 g * 1 cenoura grande * 1 cebola grande * 6 batatas médias * 3 dentes de alho * 6 colheres de sopa de azeite * 1 colher de sobremesa de vinagre de vinho * 1 1/2 copo de leite * 1 colher de sopa de amido de milho * 1 gema * 150 g de queijo * sal * pimenta preta * pimenta vermelha
 
Corte batatas em palitos, regue-as com um pouco de azeite, polvilhe-as com pimenta preta e sal e asse-as no forno a cerca de 300º durante aproximadamente 20 minutos. Reserve. Salteie a cebola, os dentes de alho fınamente picados e a cenoura raspada no azeite e vinagre. Adicione o bacalhau desfiado e tempere com pimenta preta e pimenta vermelha. Cozinhe em lume brando durante alguns minutos. Adicione as batatas e misture. Junte o leite, o amido de milho, a gema e o queijo. Misture até ferver. Coloque tudo num recipiente próprio para ir ao forno e asse no forno a cerca de 250º durante cerca de 20 minutos.

sábado, 23 de março de 2013

Bolo de Chocolate com Natas (Bolo da Paz)



125 g de açúcar * 5 ovos * 200 g de chocolate negro * 80 g de farinha de trigo * 100 g de manteiga * 1 colher de sopa de fermento

Cobertura:

200 ml de natas * 3 colheres de sopa de açúcar * 1 colher de sopa de raspas de chocolate negro

Derreta o chocolate e reserve. Misture o açúcar com quatro gemas e um ovo inteiro. Adicione o chocolate derretido e a manteiga e misture até o chocolate arrefecer. Por fim, adicione a farinha, o fermento, e as claras batidas em castelo. Coloque a massa numa forma untada e polvilhada e cozinhe em forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 50 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer. Prepare a cobertura. Bata as natas com o açúcar até obter uma mistura consistente. Barre o bolo com este creme e decore com raspas de chocolate.

domingo, 17 de março de 2013

Bolo Mousseline



250 g de açúcar * 125 g de fécula de batata * 6 ovos * 1 colher de chá de aroma de baunilha * sumo de 1/2 limão

Bata o açúcar com as gemas, a baunilha e o sumo de limão. Adicione as claras batidas em castelo e misture levemente. Finalmente, adicione a fécula de batata e misture levemente. Coloque a massa em forma untada e polvilhada e cozinhe em forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 50 minutos.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Pastéis de Belém



Em Belém, muito perto do Mosteiro dos Jerónimos, encontra-se a Antiga Confeitaria de Belém ou Fábrica dos Pastéis de Belém, como é também conhecida. A receita secreta destes deliciosos e famosos pastéis remonta ao século XVI, quando eram preparados no Mosteiro dos Jerónimos. A sua massa é fina e estaladiça e é recheada com creme de ovo levemente tostado. O acabamento pode e deve ser com canela e, se assim apreciar, com açúcar em pó. São servidos sempre quentes, uma vez que a procura é muita.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...