terça-feira, 16 de junho de 2015

Bolo de Chocolate (o melhor!)


200 g de açúcar * 250 g de chocolate negro em barra * 150 g de manteiga * 6 ovos * 50 g de farinha de trigo

Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Reserve. Misture as gemas com o açúcar e a manteiga. Adicione o chocolate derretido. Junte a farinha e misture. Por fim, junte as claras e envolva bem. Coloque a massa numa forma untada e polvilhada, e cozinhe em forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 10 minutos. 

domingo, 7 de junho de 2015

Bacalhau Gratinado com Beringela


Para 4 pessoas
 
2 postas de bacalhau (450 g) * 1 cebola * 2 beringelas grandes * 6 colheres de sopa de azeite * pimenta preta * 1 1/2 copo de leite * 2 colheres de sopa de farinha * 1 gema
 
Desfie o bacalhau e coloque-o de molho durante 24 horas. Salteie a cebola picada em azeite. Adicione o bacalhau, depois de espremido. Tempere com pimenta preta, e cozinhe durante cerca de 15 minutos. Reserve. Corte a beringela em cubos pequenos, e salteie-a primeiro sem gordura e depois com um pouco de azeite. Coloque-a num tabuleiro e cubra com o bacalhau. Reserve. Prepare o molho bechamel. Leve ao lume o leite com a farinha. Tempere com pimenta preta, e mexa sempre até ferver e engrossar. Retire do lume e adicione uma gema. Cubra o bacalhau com este preparado. Leve ao forno a gratinar, a cerca de 200º, durante cerca de 15 minutos. Sirva quente, com pickles e salada da época. Neste caso, os pickles foram turcos, e a salada de agrião, rúcula e rabanetes.