sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Muffins de Diospiro e Canela

Mufins de Diospiro e Canela
Esta receita foi baseada nesta, já publicada neste blogue.

Para cerca de 18 muffins

1 diospiro (caqui, no Brasil) * 2 copos de farinha + 2 colheres de sopa de farinha de trigo * 1 colher de café de canela * 3/4 copo de açúcar * 1 copo de leite * 1 ovo * 1/4 copo de óleo de girassol * 1 colher de café de sal * 1 colher de sopa de fermento

Utilize somente a polpa do diospiro e misture-a com a canela e com duas colheres de sopa de farinha. Reserve. Misture o leite com o ovo e o óleo. Misture a farinha com o sal e com o fermento e adicione à mistura líquida. Por fim, acrescente a polpa de diospiro e envolva bem. Coloque caixinhas de papel dentro de formas individuais e distribua a massa por cada uma delas. Leve a cozer em forno pré-aquecido a cerca de 170º durante aproximadamente 20 minutos.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Arroz de Lulas


Para 2 pessoas

200 g de tentáculos de lula * 1 cebola * 2 colheres de sopa de azeite * 1/2 copo de arroz * 3 1/2 copos de água * sal * pimenta preta

Salteie a cebola finamente picada no azeite. Junte os tentáculos de lula, previamente cortados em pedaços pequenos, e continue a saltear durante cerca de cinco minutos, em lume médio, mexendo ocasionalmente. Adicione o arroz e cubra com água. Tempere com sal e pimenta preta e cozinhe até o arroz estar cozido. Sirva de imadiato.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Sopa de Feijão Frade

Sopa de Feijão Frade
Esta receita foi baseada em outra publicada aqui.

Para 4 pessoas

1 1/2 copo de feijão frade cozido * 2 colheres de sopa de azeite * 1 cebola * sal * pimenta preta * 1 ovo cozido * 1 colher de sobremesa de vinagre de cidra * 1/2 copo de salsa finamente picada * água q.b.

Salteie a cebola finamente picada no azeite. Junte o feijão frade cozido e água suficiente. Cozinhe durante cerca de 15 minutos em lume brando. Passe com a varinha mágica. Tempere com sal e pimenta preta e leve a sopa novamente ao lume até ferver. Adicione um ovo cozido cortado em pedaços muito pequenos, salsa finamente picada e um pouco de vinagre. Retire do lume e sirva quente.