quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Gratinado de Soja com Molho Branco




















Para 4 pessoas

1/2 copo de granulado de soja * 1 pimento verde * 1 cebola * 2 dentes de alho * 1 courgette * 1 cenoura * 1 tomate * 1 colher de sopa de tomilho * 1 colher de café de caril * 1 colher de café de cominhos * 1 colher de chá de xarope de romã * algumas gotas de vinagre * azeite q.b. * 1 colher de sopa de molho de soja * 1/2 copo de água (caldo de legumes)

Para o molho branco:
  
1/2 copo de leite * 1 colher de sopa de amido de milho * 1 colher de sobremesa de tomilho * sal * 1/2 colher de café de noz-moscada
 
Guarnição:
 
Flocos de pimenta vermelha q.b.
 
Coloque a soja de molho em água a ferver com umas gotas de vinagre ou limão. Passados pelo menos 15 minutos, esprema-a bem e reserve. Grelhe o pimento na brasa (ou no disco do fogão). Reserve. Aloure levemente a cebola picada num pouco de azeite. Adicione a courgette e a cenoura raspada, os dentes de alho picados, o tomate pelado cortado finamente, o pimento grelhado cortado finamente e a soja. Misture e cozinhe durante cerca de 10 minutos. Adicione um pouco de água e tempere com sal, xarope de romã, molho de soja, tomilho, caril e cominhos. Cozinhe lentamente. Prepare o molho branco. Misture o leite com o amido de milho. Tempere com sal, noz-moscada e tomilho e leve ao lume mexendo sempre até ferver e engrossar. Coloque o refogado que esteve ao lume num recipiente de ir ao forno e cubra com o molho branco. Polvilhe com um pouco de flocos de pimenta vermelha. Leve ao forno a gratinar.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Bolo de Figos Frescos Bicolor


1 copo de polpa de figos frescos * 1/4 copo de óleo de girassol * 3 ovos * 1 copo de frutose * 3 copos (mal cheios) de farinha (misturada com farelo de trigo) * 1 copo de iogurte natural * 1 colher de sobremesa de canela * 1 colher de sopa de pekmez (neste caso, melaço de amora) * 1 colher de sopa de fermento * 1/2 colher de café de sal

Misture a frutose com o óleo. Junte o iogurte e misture. Acrescente as gemas. Bata as claras em castelo. Misture a farinha com o fermento e com o sal. Separe duas colheres de sopa desta mistura (da farinha) e adicione-a à polpa dos figos misturando bem. Adicione a farinha e as claras em castelo, intercaladamente, aos ingredientes que misturou anteriormente. Divida a massa em duas partes. A uma das partes adicione os figos, a canela e a pekmez. Coloque numa forma untada e polvilhada a parte mais escura da massa. Cubra-a com a parte mais clara. Coza em forno pré-aquecido a cerca de 170º durante cerca de 50 minutos.

Nota: A mistura de farinha com farelo de trigo é diferente de farinha integral. Esta mistura encontra-se à venda na Turquia, mas é uma mistura que pode ser feita facilmente. Tem a vantagem de ser mais saudável porque contém mais fibras.

domingo, 21 de setembro de 2008

Arroz no Forno com Legumes e Cheddar




















Para 6 pessoas

2 copos de arroz * 3 copos de água * 2 courgettes pequenas * 1 cenoura média * 1 cebola pequena * 3 dentes de alho * azeite q.b. * sal * queijo cheddar q.b.

Raspe as courgettes e a cenoura. Pique a cebola e os alhos finamente. Leve estes ingredientes ao lume juntamente com o azeite. Cozinhe durante alguns minutos em tacho coberto e em lume brando. Adicione o arroz e misture. Junte a água e o sal e cozinhe em lume brando com o tacho coberto durante cerca de 10 minutos. Passe o arroz para um recipiente de barro ou de pirex e cubra-o com fatias ou pedacinhos de queijo cheddar. Leve ao forno a 150º até o arroz perder toda a água e até o queijo tostar.

sábado, 20 de setembro de 2008

Salteado de Espinafres com Queijo Feta




















Para 1-2 pessoas

400 g de espinafres * 2-3 colheres de sopa de azeite * 1 colher de café de pimenta vermelha * cerca de 50 g de queijo feta cortado em cubos pequenos

 Coza os espinafres. Escorra a água da cozedura (pode sempre guardá-la para fazer arroz ou sopa, por exemplo) e passe-os para uma frigideira. Salteie os espinafres com um pouco de azeite durante cerca de dois minutos. Tempere-os com sal e pimenta vermelha e desligue o lume. Coloque por cima o queijo feta e misture levemente.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Hambúrgueres com Soja e Limão


Para 4 pessoas

100 g de vitela * 1/2 copo de granulado de soja * 1 cebola pequena * 3 dentes de alho * sumo de 1 limão * 1 colher de café de xarope de romã * 1 colher de chá de tomilho * 1 pitada de pimenta preta * sal * 1 copo de miolo de pão integral q.b. * leite q.b. * pão ralado q.b. * óleo para fritar

Coloque o granulado de soja em água quente durante 15 a 20 minutos juntamente com o sumo de meio limão. Coloque a soja dentro de um coador de rede fina e elimine toda a água. Pique a carne, a cebola e os dentes de alho. Misture a carne, a soja, a cebola, o alho e o sumo de meio limão. Junte todos os temperos e o miolo de pão bem desfeito. Adicione leite suficiente até obter uma mistura bem ligada. Forme hambúrgueres e passe-os por pão ralado. Frite-os num pouco de óleo.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Empadão de Legumes




















Para 4-6 pessoas

Para o puré de batata:

5 batatas médias * 1/4 copo de leite * 1/2 colher de café de noz moscada * 1-2 colher(es) de sopa de azeite * sal * 1 ovo

Para o salteado de legumes (recheio):

1 cebola * 2 dentes de alho * 3 courgettes pequenas * 1 beringela * 3 pimentos pequenos * azeite q.b. * 1 colher de sopa de molho de soja * 1 colher de café de xarope de romã * 1 colher de sobremesa de tomilho * sal

Grelhe a beringela e os pimentões na brasa (ou no forno ou no disco do fogão). Quando a beringela estiver bem macia, abra-a e retire-lhe a polpa com uma colher. Corte finamente os pimentos grelhados. Salteie a cebola e os alhos picados num pouco de azeite. Junte as courgettes raspadas, a polpa de beringela grelhada e os pimentões grelhados cortados. Junte mais um pouco de azeite se necessário. Cozinhe durante alguns minutos mexendo ocasionalmente. Adicione o molho de soja, o xarope de romã, o sal e o tomilho. Cozinhe durante mais alguns minutos e retire do lume. Prepare o puré de batata. Descasque as batatas e coza-as. Reduza-as a puré. Leve o puré de batata ao lume e junte-lhe o leite, o azeite, o sal e a noz moscada. Mexa sempre durante um ou dois minutos e retire do lume. Coloque metade do puré de batata no fundo de um recipiente próprio para ir ao forno (quadrado ou redondo). Cubra com a totalidade do recheio. Cubra o recheio com o restante puré de batata. Pincele com um ovo batido. Leve ao forno a gratinar. Sirva quente como prato principal ou como acompanhamento.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Feijão Branco com Espinafres




















Para 4 pessoas

1 copo de feijão branco * 500 g de espinafres * 1 cebola * azeite q.b. * 1 colher de sopa de polpa de tomate * sal * água da cozedura do feijão q.b.

Coza o feijão e reserve a água da cozedura. Lave os espinafres e corte-os em juliana. Dê-lhes uma cozedura leve e reserve a água da cozedura. Pique a cebola e salteie-a levemente com um pouco de azeite. Junte a polpa de tomate e misture. Adicione o feijão branco cozido e os espinafres. Cubra com a água da cozedura do feijão. Tempere com sal e cozinhe durante cerca de 15 minutos em lume brando. Utiliza a água da cozedura dos espinafres para fazer um arroz branco seco ou então para adicionar aos feijões e espinafres caso a água da cozedura do feijão não seja suficiente.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Torta de Cenoura


Esta receita foi baseada nesta.

500 g de cenouras * 4 ovos * 1 1/4 copo de frutose * 4 colheres de sopa de farinha * 1 colher de sopa de fermento


Descasque as cenouras e coza-as até estarem bem tenras. Esmague-as com um garfo e reserve. Bata os ovos com a frutose. Adicione o puré de cenoura e misture. Passe esta mistura com a varinha mágica. Acrescente a farinha e o fermento e misture. Forre um tabuleiro com uma folha de papel vegetal untada com óleo. Coloque a massa no tabuleiro e coza durante cerca de 4o minutos em forno pré-aquecido a 160º. Desenforme de imediato, retire o papel vegetal e coloque sobre um pano de cozinha polvilhado com açúcar pilé. Enrole de imediato com a ajuda do pano. Deixe arrefecer e passe para um tabuleiro de servir.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...