quinta-feira, 19 de junho de 2008

Bolo de Chocolate



1 copo de chocolate em pó * 3 ovos * 3/4 copo de óleo * 1 copo de água a ferver * 3/4 copo de açúcar * 1 colher de sopa de fermento * 2 copos (pouco cheios) de farinha * 50 g de chocolate em barra com pistácios cortado em pedacinhos pequenos

Misture todos os ingredientes e coloque a massa numa forma untada com óleo e polvilhada com farinha. Coza em forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 60 minutos.

Ver também: Bolo de Nesquik

terça-feira, 17 de junho de 2008

Lasanha


1 cebola * 4 colheres de sopa de azeite * 2 dentes de alho * 2 tomates * 1 pimentão verde * 1/2 courgette * 250 g de carne de vitela picada * 1/2 litro de água * 2 colheres de sopa de pasta de tomate * 1/2 copo de cerveja * sal * 1 colher de sobremesa de tomilho seco * 1 colher de café de pimenta vermelha * 8 folhas de lasanha * queijo kaşar (cheddar) ralado q.b.

Molho béchamel:

1 colher de sopa de margarina * 75 cl de leite * 25 g +1 colher de sobremesa * sal * 1 pitada de noz moscada

Aloure a cebola e o alho picado no azeite. Junte o pimentão, a courgette e os tomates finamente picados, a pasta de tomate, a carne e a cerveja e cozinhe até a cerveja evaporar. Acrescente a água e os temperos e cozinhe em lume médio durante cerca de 45 minutos. Prepare o molho béchamel. Leve ao lume o leite, a manteiga e a farinha mexendo sempre até levantar fervura. Retire do lume e tempere com sal e com noz moscada. Unte com azeite um tabuleiro de pirex. Cubra o fundo do pirex com uma camada de molho bechamel e coloque por cima duas folhas de lasanha. Cubra-as com um pouco da carne picada, cubra com molho béchamel e polvilhe com queijo ralado. Repita este processo mais três vezes. Coloque no forno a 200º durante 20 minutos. Sirva quente.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Bolo de Leite de Côco com Amêndoas e Gotas de Chocolate


4 ovos * 1 copo de açúcar * 1/2 copo de óleo * 350 ml de leite de côco * 2 1/4 copos de farinha * 15 amêndoas cobertas com chocolate * 1 colher de sopa de fermento

Misture as gemas, o açúcar e o óleo com o leite de côco. Bata as claras em castelo. Pique as amêndoas finamente. Adicione a farinha e as claras em castelo, intercaladamente, à mistura do leite de côco. Por fim, adicione o fermento e as amêndoas picadas e misture. Coloque numa forma untada e polvilhada e cozinhe em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 45 minutos.

domingo, 8 de junho de 2008

Sopa de Quinoa e Feijão Azuki


1 cenoura * 1 cebola * 1/2 copo de feijão azuki * 3/4 copo de quinoa * cerca de 2 litros de água * sal

Cozer a cebola, a cenoura e o feijão azuki com cerca de 1 litro de água até os feijões estarem macios. Passe com a varinha mágica. Junte a quinoa, mais água (cerca de um litro), um pouco de sal e cozinhe durante cerca de 30 minutos.

sábado, 7 de junho de 2008

Chicória Salteada




















Para 1 pessoa

150 g de chicória * 4 dentes de alho fresco * 2 colheres de sopa de azeite * 1 colher de sobremesa de vinagre de maçã * sal

Coza as folhas de dente-de-leão. Escorra a água. Salteie a chicória com o azeite, alho picado, vinagre e sal.

Leite de Amendoim


1 copo de amendoins descascados * 3 copos de água

Toste levemente os amendoins numa frigideira larga até as cascas se soltarem. Deixe arrefecer e retire as cascas. Coloque os amendoins e água no liquidificador e bata durante dois minutos até ficar homogéneo. Filtre com um coador de rede muito fina e guarde no frigorífico num frasco de vidro. Guarde também o resíduo do amendoim no frigorífico, porque pode utilizá-lo para fazer, por exemplo, pasta de amendoim.

Este leite é delicioso tanto para beber simples como para ser utilizado em várias receitas.
Esta receita foi obtida aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...