domingo, 31 de agosto de 2008

Camarões Salteados




















Para 2 pessoas

Cerca de 200 g de miolo de camarão * azeite q.b. * 1 colher de café de caril * 1 colher de café de pimenta vermelha * 1 colher de café de hortelã seca * 1 colher de chá de xarope de romã * 1 pitada de gengibre em pó * 1/2 copo de cerveja * sal

Ferva previamente os camarões (só uma fervura). Coloque os camarões numa frigideira com azeite e salteie-os. Junte os temperos e misture. Por fim, junte a cerveja e o xarope de romã e cozinhe até o líquido evaporar.

Leite-creme Light com Xarope de Romã

Leite-creme com Xarope de Romã

Para 1 pessoa

1 copo de leite * 2 collheres de sopa (mal cheias) de amido de milho * casca de limão * 1 pau de canela * 1 colher de sopa (bem cheia) de frutose

Guarnição:

Xarope de romã

Misture todos os ingredientes e leve ao lume. Mexa sempre até engrossar e ferver. Deixe arrefecer e decore com xarope de romã.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Beringelas Recheadas com Soja


Para 2-3 pessoas

3 beringelas * 1 1/2 copo de granulado de soja * 1 pimento pequeno * 1 cebola média * 2 tomates médios * 2 dentes de alho * 1 colher de café de pimenta vermelha * 1 colher de café de hortelã seca * 1 pitada de gengibre em pó * sal * azeite q.b. * queijo mozzarella q.b. * sumo de 1/2 limão

Descasque as beringelas intercaladamente no sentido longitudinal. Corte-as ao meio, no sentido longitudinal, e coloque-as de molho em água com sal durante cerca de 30 minutos. Retire-lhes o excesso de água e coloque-as numa frigideira com um pouco de azeite. Cozinhe-as de ambos os lados até ficarem moles. Entretanto, pique a cebola, os alhos, o pimento e os tomates finamente. Salteie em lume brando com azeite. Coloque a soja de molho em água quente com o sumo de meio limão durante cerca de 15 minutos. Escorra-a muito bem e adicione-a aos legumes que estão ao lume. Tempere com sal e especiarias e cozinhe em lume médio durante cerca de 15 minutos. Se necessário, acrescente um pouco da água onde as beringelas estiveram de molho. Disponha as beringelas num tabuleiro untado com azeite. Escave um pouco o seu interior para poder dispor melhor o recheio. Cubra-as com a soja e depois cubra cada uma com pedacinhos de queijo mozzarella. Regue com um pouco de azeite e com um pouco da água (cerca de 1/4 copo) onde as beringelas estiveram de molho. Leve a gratinar em forno médio até o queijo derreter.

Veja também: Beringelas Recheadas com Carne Picada (Karnıyarık)

Bolo de Iogurte e Groselhas Secas




















1 copo de iogurte * 1/4 copo de óleo de girassol * 3/4 copo de frutose * 1 1/2 copo de farinha * 2 ovos * 1 colher de sopa de côco * 1 pitada de gengibre em pó * 1 colher de café de agar agar * 1 colher de café de xarope de romã * 2-3 colheres de sopa de groselhas secas * 1 colher de sopa de fermento * sementes de sésamo q.b

Misture todos os ingredientes. Coloque a massa numa forma untada e polvilhada e polvilhe a superfície com sementes de sésamo. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 40 minutos.

Bucati com Atum, Sujuk e Mozzarella

Bucati com Atum, Sujuk e Mozzarella

Para 2-3 pessoas

250 g de massa bucati * 160 g de atum em conserva * cerca de 10 rodelas de sucuk ou pepperoni * 1/2 copo de queijo mozzarella * 2 ovos * 1/2 copo de leite * sal * hortelã seca * 1 colher de sopa de molho de soja * 1-2 colher(es) de sopa de azeite * 1 colher de café de xarope de romã

Coza a esparguete em água fervente com sal. Escorra e reserve. Corte o sujuk ou pepperoni em rodelas finas e leve ao lume a saltear. Escorra o óleo ao atum e seque-o bem com uma toalha de papel de cozinha. Adicione o atum ao sujuk. Adicione esta mistura à massa e misture. À parte misture o leite com os ovos batidos. Junte esta mistura à massa, assim como o queijo mozzarella aos bocadinhos, um pouco de azeite, molho de soja, sal, hortelã seca e xarope de romã. Cozinhe em lume brando até o queijo derreter.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Frango com Feijão Preto ao Caril


Para 3-4 pessoas
200 g de peito de frango * 200 g de feijão preto cozido * 1 cebola * 1 pimentão verde * 2 dentes de alho * 1 tomate pelado e sem sementes * água da cozedura do feijão q.b. * 1 colher de café de caril * sal * azeite q.b.

Corte o frango aos cubos. Pique a cebola, o alho, o tomate e o pimentão. Leve ao lume a cebola com o alho e um pouco de azeite. Junte o pimentão e o tomate. Cozinhe em lume brando durante cerca de três minutos. Junte o frango e misture. Se necessário, junte um pouco de água e mais azeite e cozinhe durante cerca de cinco minutos com o tacho coberto. Acrescente o feijão previamente cozido. Junte os temperos e água da cozedura do feijão até cobrir. Cozinhe em lume moderado durante cerca de 15 minutos. Sirva com arroz branco.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Arroz de Camarão



Para 2 -3 pessoas

500 g de miolo de camarão congelado * 1 copo de arroz * 1 pimento verde pequeno * 1 tomate médio * 1 cebola média * 3 dentes de alho * azeite q.b. * sal * 1 pitada de pimenta preta * 1 colher de café de pimenta vermelha * 1 colher de café de caril * 1 pitada de gengibre em pó * 4 copos de água * 2 colheres de sopa de leite

Coloque os camarões em água fervente e aguarde até a água ferver novamente. Desligue o lume, escorra a água e reserve os camarões. Refogue a cebola picada e os alhos picados em azeite. Acrescente o pimento picado finamente e também o tomate pelado finamente cortado. Adicione as especiarias, o sal e um pouco de leite e continue a cozinhar. Junte os camarões e mais um pouco de azeite e cozinhe durante cerca de dois minutos. Adicione o arroz e a água e tape o tacho. Cozinhe em lume brando até o arroz estar cozido. Sirva de imediato.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Chop Suey de Legumes com Arroz Chau Chau



Grande variedade de legumes, nomeadamente rebentos de soja, bambu e algas, cozinhados no wok (Chop Suey de Legumes), acompanhados com arroz com fiambre, ovos mexidos e ervilhas (Arroz Chau Chau).