quarta-feira, 30 de maio de 2007

Bolo Vegan Saudável


2 chávenas almoçadeiras de geleia de alfarroba * 1 chávena almoçadeira de farinha integral * 1 chávena almoçadeira de farinha de milho * 1 chávena almoçadeira de água a ferver * 1 colher de sobremesa de canela * 1 colher de sobremesa de gengibre * 1 colher de sobremesa de agár-agár * 1 colher de sobremesa de hortelã seca * 1 banana esmagada * 1 colher de sopa de fermento * sésamo preto para polvilhar

Misture todos os ingredientes e coloque a massa numa forma untada e polvilhada. Polvilhe a massa com sésamo preto. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 50 minutos.




Nota: Pode substituir a geleia de alfarroba por geleia de trigo, por exemplo. A consistência da geleia de alfarroba assemelha-se à da geleia de trigo. Tanto a geleia de alfarroba como a geleia de trigo não têm açúcar na sua composição. Pode igualmente substituir o sésamo preto por sementes de sésamo. O sésamo preto tem um sabor muito especial que aprecio muito.

Feijoada Vegan


500 g de feijão vermelho cozido * 2 cenouras médias * 1 cebola grande * 6 dentes de alho fresco * 2 tomates pequenos * 200 g de cogumelos * 1 colher de sopa de hortelã seca * 1 colher de sopa de cominhos * 1 colher de sopa de tomilho * 1 colher de sopa de pimenta vermelha * 1 colher de sopa de azeite * 1 colher de sopa de vinagre de maçã * sal * água q.b. * 3 colheres de sopa de salsa fresca picada

Salteie levemente a cebola picada e os alhos picados no azeite e vinagre. Adicione a cenoura cortada aos cubos pequenos e os tomates pelados e finamente cortados. Deixe refogar um pouco em lume brando. Acrescente o feijão, os cogumelos laminados, os temperos e água q.b. (cerca de 4 copos). Cozinhe lentamente em lume brando com o tacho coberto durante cerca de 20-30 minutos. Retire do lume e guarneça com a salsa picada. Sirva com arroz branco.

Nota: Se utilizar o vulgar alho seco, reduza a quantidade de dentes de alho para metade.

sábado, 26 de maio de 2007

Croquetes de Atum




















Para cerca de 20 croquetes

250 g de atum em conserva * 4 dl de leite * 2-3 pães * 1 cebola * 3 dentes de alho * 2 colheres de sopa de azeite * sal * 1 colher de chá de pimenta preta * 1 colher de sopa de pimenta vermelha * salsa picada q.b.
 
Para panar:

1 ovo batido * 1 prato de sopa de pão ralado * óleo para fritar
 
Num tacho grande, salteie a cebola e os alhos picados no azeite. Coloque o pão de molho no leite e reduza-o a uma papa grossa. Abra as latas do atum e escorra o óleo. Quando a cebola e os alhos tiverem alourado, adicione o pão e o atum misturando bem. Tempere com sal, pimenta preta e pimenta vermelha. Mantenha no lume durante alguns minutos para secar um pouco. Deixe arrefecer. Molde os bolinhos com as mãos dando-lhes a forma de croquetes. Passe-os primeiro por ovo e depois por pão ralado. Frite-os em óleo quente e depois coloque-os sobre papel de cozinha para secarem.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Bolo de Nesquik

Bolo de Nesquik

1 copo de Nesquik * 1 copo de água a ferver * 1 copo de óleo de girassol * 3 ovos * 1 copo de açúcar * 2 copos de farinha de trigo * 1 colher de sopa de fermento

Misture todos os ingredientes e coloque a massa numa forma untada e polvilhada. Cozinhe em forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 50 minutos.

Cobertura:

1 pacote (200 ml) de natas * 4 colheres de sopa de açúcar

Bolo de Nesquik

Bata as natas com o açúcar até obter uma mistura consistente. Cubra o bolo com o chantilly e decore-o como desejar.

terça-feira, 22 de maio de 2007

Lombo Fingido

Para 8 pessoas

500 g de vitela * 350 g de cordeiro * 8 rodelas de chouriço + 6 rodelas de chouriço (usei chouriço turco) * 5 dentes de alho + 4 dentes de alho * 1 cebola grande + 1 cebola média * 2 colheres de sopa de azeite + 6 colheres de sopa de azeite * 1 colher de sobremesa de pimenta preta * 1 colher de sopa de pimenta vermelha * 1 colher de sopa de cominhos * 1 colher de sopa de tomilho seco * 1 colher de sopa de hortelã seca * 2 colheres de sopa de molho de soja * 1/2 cálice de vinho do Porto * miolo de 2 pães * leite q.b * 1 ovo * sal * pão ralado q.b.

Pique a carne e o chouriço (8 rodelas) na picadora. Pique os 5 dentes de alho e a cebola grande. Salteie o alho e a cebola em 2 colheres de sopa de azeite. Adicione este refogado à carne. Coloque o miolo de pão num prato e forme uma papa grossa com um pouco de leite. Junte esta papa à carne. Adicione o ovo e todos os temperos, assim como o vinho do Porto. Amasse bem com as mãos, para que todos os ingredientes fiquem bem ligados. Coloque pão ralado sobre uma mesa e forme um rolo. Envolva o rolo com o pão ralado em ambos os lados. Coloque o restante azeite numa assadeira. Coloque o rolo na assadeira e volte a retocar a forma. Pique 4 dentes de alho e 1 cebola média e disponha-os na assadeira, ao lado do rolo. Pode regar o rolo com um pouco de azeite. Enfeite o rolo com meias duas de chouriço e corte finamente as restantes, colocando-as junto da cebola e do alho. Este preparado, de cebola, alho, azeite e chouriço, vai servir para regar o rolo, pontualmente, durante a cozedura. Leve a assar à temperatura de 170º durante cerca de 70 minutos.

Acompanhei com batatas assadas temperadas com tomilho, hortelã, pimenta vermelha. Adicionei uma cebola grande às rodelas e alguns dentes de alho picados e reguei tudo com azeite. Coloquei as batatas noutra assadeira, e assei o lombo e as batatas ao mesmo tempo, no mesmo forno. Utilizei alho fresco, que abunda neste momento na Turquia.

terça-feira, 8 de maio de 2007

Bolinhos Reciclados

Bolinhos Reciclados

Chamam-se bolinhos reciclados, porque a intenção foi aproveitar alguns ingredientes armazenados no frigorífico.

100 g de feijão branco cozido * 100 g de grão-de-bico cozido * 150 g de bulgur cozido * 1 ovo * 1 colher de sobremesa de cominhos * 1 batata média assada * 1 colher de chá de hortelã seca * 1 colher de chá de pimenta vermelha * sal * óleo para fritar * salsa para polvilhar * azeitonas q.b para enfeitar

Misture todos estes ingredientes e coloque-os no liquidificador. Coloque óleo numa frigideira e deixe-o aquecer. Molde os bolinhos como para bolinhos de bacalhau e frite-os até estarem douradinhos. Coloque-os sobre papel de cozinha para libertarem o óleo. Polvilhe-os com salsa picada e decore com azeitonas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...