sexta-feira, 30 de Novembro de 2007

Tarte de Maçã


Esta receita foi inspirada nesta, publicada no blogue Doces Cozinhados. Essa receita sofreu algumas (poucas) alterações, nomeadamente a substituição do açúcar por menor quantidade de frutose. Quando se substitui açúcar por frutose deve diminuir-se a quantidade, uma vez que a frutose adoça mais do que o açúcar.

2 ovos * 10 colheres de sopa de farinha de trigo misturada com farelo de trigo * 7 colheres de sopa de frutose * 6 colheres de sopa de leite * 5 colheres de sopa de óleo * 1 colher de sopa de fermento * maçãs q.b.

Misture todos os ingredientes num recipiente, com excepção das maçãs. Coloque a massa numa forma de tarte untada com manteiga e polvilhada com farinha. Corte as maçãs às fatias e disponha-as sobre a massa. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 25-30 minutos ou até a superfície da tarte estar douradinha.
Nota: Utilizei um tipo de farinha, que se encontra à venda na Turquia, misturada com farelo de trigo. Desconheço a proporção de farelo de trigo. No entanto, aconselho a utilização de 1 colher de sopa de farelo por cada 200 g de farinha. Optei por utilizar essa mistura mas a receita obviamente que pode ser feita somente com farinha.

Bolinhos de Frango e Lentilhas Vermelhas




















1 bife de frango * 1 copo de lentilhas vermelhas * 1 copo deste bulgur * 1 ovo * 1 colher de sopa de azeite * sumo de 1/2 limão * 1 cebola * miolo de 1 pão * 1 1/2 copo de água * 1 colher de sopa de tomilho * 1 colher de sobremesa de hortelã seca * 1 pitada de pimenta preta * 1 colher de café de pimenta vermelha * 3 colheres de sopa de salsa picada * sal

Corte o frango aos cubos e leve-o ao lume com o sumo de limão, a cebola e o azeite. Cozinhe em lume brando com o tacho coberto. Adicione as lentilhas, todos os temperos e a água. Cozinhe durante cerca de 15 minutos até a água se evaporar. Adicione o bulgur (neste caso, sobras de bulgur já cozinhado) e reduza tudo a puré no liquidificador. Acrescente o ovo, o miolo de pão e a salsa picada. Forme bolinhos com a ajuda de duas colheres de sopa e frite-os em óleo bem quente.

quarta-feira, 28 de Novembro de 2007

Filetes de Sarda no Forno


1 sarda média * 5 batatas médias * 1 cebola * 1 colher de sopa de azeite * 1 tomate * 5 dentes de alho * sumo de 1 limão * 2 colheres de sopa de tomilho * 1 pitada de pimenta preta * 1 colher de café de pimenta vermelha * sal

Corte a sarda ao meio no sentido longitudinal e depois corte quatro filetes no sentido transversal. Retire a espinha central. Numa assadeira, coloque as batatas descascadas cortadas em quatro, a cebola cortada às rodelas e os filetes de sarda. Coloque no liquidificador o tomate, os alhos, o sumo de limão, o azeite e todos os temperos.


Coloque o molho resultante sobre os ingredientes que estão na assadeira. Leve a cozer no forno a uma temperatura de cerca de 150º.

terça-feira, 27 de Novembro de 2007

Creme de Brócolos

Creme de Brócolos

Para 2 - 3 pessoas

150 g de brócolos cozidos * 3 copos de água * 2 colheres de sopa de farinha de trigo * 2 colheres de sopa de leite * 1 colher de sopa de azeite * sal * pimenta preta

Coza previamente os brócolos com três copos de água. Reserve. Leve ao lume a farinha com o azeite e misture bem. Adicione a água da cozedura dos brócolos e os brócolos. Reduza a puré com a varinha mágica. Tempere com sal e pimenta. Cozinhe durante cerca de dez minutos em lume médio. Adicione o leite e deixe levantar fervura. Retire do lume e sirva quente.


Bulgur com Legumes e Laranja


Para 6 pessoas
1 1/2 copo de bulgur * 3 copos de água * 1 courgette * 1 alho-francês * sumo e raspa de 1 laranja * 1 colher de café de canela * 1 colher de sobremesa de tomilho * 1 pitada de pimenta preta * 1 colher de sobremesa de azeite * 1 colher de sopa de vinagre de maçã * sal

Corte o alho francês às rodelas fininhas. Corte a courgette às rodelas muito finas e depois corte cada rodela em quatro. Leve ao lume a saltear com o azeite e o vinagre. Lave bem o bulgur. Adicione-o aos legumes e frite-o ligeiramente, em lume médio, durante cerca de 2 minutos. Tempere com a canela, o tomilho, o sal e a pimenta. Adicione a água. Cozinhe até toda a água se evaporar.

O bulgur é um acompanhamento muito saudável e uma excelente alternativa ao arroz. Pode cozinhá-lo da mesma forma que cozinha o arroz.

Encontra aqui mais receitas com bulgur.

domingo, 25 de Novembro de 2007

Torta de maçã


Esta receita foi inspirada nesta, publicada no blogue Diário da Cozinha.

5 ovos * 225 g de açúcar * 112 g de farinha misturada com farelo de trigo * 1 colher de sopa de fermento

Recheio:


2-3 maçãs vermelhas de Amasya * canela q.b

Guarnição:


Açúcar em pó misturado com aroma de baunilha e canela em pó

Bata as claras em castelo. Noutro recipiente, misture os outros ingredientes. Adicione as claras e envolva delicadamente. Reserve. Unte um tabuleiro e forre-o com papel vegetal. Unte também o papel vegetal. Descasque as maçãs e corte-as às fatias. Coloque-as no fundo do tabuleiro e polvilhe-as com canela.

Cubra com a massa. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 150º durante cerca de 30 minutos. Desenforme sobre um pano de cozinha polvilhado com açúcar pilé. Retire o papel e enrole com a ajuda do pano.

sábado, 24 de Novembro de 2007

Esparguete à Bolonhesa com Queijo Tulum


Para 3 pessoas

250 g de carne de vaca picada * 1 tomate * 1 pimentão verde * 4 rodelas de chouriço de vinho português * 1 cebola * 3 dentes de alho * 60 ml de cerveja * 1 colher de sopa de azeite * sal * 1 colher de sopa de tomilho * 1 colher de café de cominhos * 1 pitada de pimenta preta * esparguete q.b.
Guarnição:
Queijo tulum q.b

Pique a cebola e os alhos. Cozinhe em lume brando juntamente com o azeite. Adicione o pimentão e o tomate cortados aos cubos pequenos. Cubra o tacho e cozinhe em lume brando durante cerca de 10 minutos. Adicione a carne picada, o chouriço picado e a cerveja. Tempere com sal, pimenta preta, tomilho e cominhos. Cozinhe durante cerca de 30 minutos em lume brando.

Sirva com esparguete cozida "all dente" e decore com queijo tulum. O queijo tulum é um queijo turco delicioso, feito com leite de ovelha ou cabra. Brevemente publicarei mais informação sobre este queijo aqui.

terça-feira, 13 de Novembro de 2007

Pastéis de Bacalhau
















Para cerca de 15 unidades

250 g de bacalhau desfiado * 1 gema * 1 clara * 1/2 colher de café de bicarbonato de sódio * salsa picada q.b. * 3 batatas médias * pimenta preta

Passe o bacalhau desfiado várias vezes por água até libertar o excesso de sal. Coza-o juntamente com as batatas descascadas. Depois, esmague as batatas e o bacalhau com um garfo. Adicione a gema de ovo e a clara batida em castelo, a salsa picada e o bicarbonato. Tempere com um pouco de pimenta e sal (se for necessário). Forme os pastéis com a ajuda de duas colheres de sopa e frite-os em óleo bem quente. Coloque-os sobre papel de cozinha para absorver o excesso de óleo. Sirva quentes ou frios.


sexta-feira, 9 de Novembro de 2007

Bolachas de Limão, Côco e Canela



Para cerca de 35 bolachas

3 copos de farinha de trigo * 3 colheres de sopa de iogurte * 125 g de frutose * 1 colher de sopa de côco ralado * 1 colher de sobremesa de canela em pó * 5 cl de óleo de girassol * 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio * 2 ovos * raspa de 1 limão

Misture todos os ingredientes. Deixe repousar durante cerca de 30 minutos. Estenda a massa com um rolo em superfície polvilhada com farinha. Corte porções de massa com cortadores de bolachas ou com a boca de um copo ou chávena. Coloque num tabuleiro untado e polvilhado. Cozinhe em forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 15 minutos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...