sábado, 31 de Maio de 2008

Empadão de Trigo e Okará



Para 3-4 pessoas

3/4 copo de okará * 1 cebola pequena * 3 dentes de alho * 1 beringela * 1 colher de sopa de agar agar * 1 colher de sopa de germen de trigo * 1 colher de sopa de côco ralado * 2 colheres de sopa de molho de soja * 2 colheres de sopa de polpa de tomate * 1 colher de café de cominhos * 1 colher de sopa de azeite * sumo de 1/2 limão * 1/2 copo de trigo cozido temperado com um pouco de sal, azeite e hortelã seca * salsa picada q.b.

Salteie muito levemente a cebola e o alho no azeite. Junte a okará, a beringela cortada em cubos pequenos e os restantes ingredientes, com excepção do trigo. Cubra o fundo de uma forma de pirex com o trigo temperado com um pouco de azeite, sal e hortelã. Cubra o trigo com o preparado que esteve ao lume e cozinhe no forno a 180º durante cerca de 30 minutos. Sirva polvilhado com salsa picada.

quinta-feira, 29 de Maio de 2008

Ratatouille


Para 2 pessoas
1 beringela * 4 colheres de sopa de azeite * 1 cebola * 2 tomates pequenos * 1 courgette * 2 pimentões verdes * 1 dente de alho * 1 colher de sopa de ervas de Provence * pimenta preta * sal

Descasque a beringela, corte-a aos cubos e coloque de molho em água com sal durante alguns minutos. Escorra, seque com papel de cozinha e reserve. Leve ao lume a cebola picada com o azeite até alourar levemente. Adicione a beringela, os tomates pelados e finamente cortados, a courgette aos cubos, os pimentões às tiras e o alho picado. Tempere com sal, pimenta e ervas de Provence. Cozinhe lentamente com o tacho coberto durante cerca de 30 minutos até o líquido dos legumes evaporar. Mexa ocasionalmente com cuidado.

quarta-feira, 28 de Maio de 2008

Leite de Soja e Okará



Há muito tempo que queria fazer leite de soja e outras variedades de leite vegetal. Quando vi o modo de preparação do leite de soja publicado aqui pela Miss Slim achei que realmente está ao alcance de todos e não é preciso sequer nenhuma máquina especial como já tinha lido algures. Entretanto já vi outras formas de preparação que também vou experimentar. Segui a receita da Miss Slim, mas adicionei também alga kombu em pó para tornar esta bebida mais rica em cálcio.

Para cerca de 1 litro de leite de soja:

1 copo de feijão de soja * 1 litro de água mineral * água mineral q.b. para demolhar o feijão de soja * 1 colher de sopa de alga kombu em pó

Coloque o feijão de soja de molho de um dia para o outro coberto com água mineral. Escorra a água. Aqueça a quantidade de água mineral suficiente para cobrir novamente o feijão. Cubra o feijão com a água quente durante cerca de cinco minutos. Quando a água arrefecer um pouco retire as peles aos feijões. Coloque o feijão sem peles juntamente com um litro de água no liquidificador juntamente com a alga kombu e bata durante cerca de dois minutos. Coe o leite com um coador de rede muito fina e/ou com um pano de algodão. A pasta que vai ficar depositada no coador ou no pano é o resíduo de soja (okará) que deverá guardar no frigorífico e aproveitar para a confecção de diversos pratos. Leve o leite ao lume até levantar fervura. Depois, coloque-o num frasco de vidro e deixe arrefecer. Conserve no frigorífico, de preferência durante dois a três dias.


Okará (resíduo de soja)

terça-feira, 27 de Maio de 2008

Bolo de Pêra, Côco e Alfarroba

Bolo de Pêra, Côco e Alfarroba

3 pêras * 150 g de farinha * 100 g de açúcar * 2 ovos * 15 cl de leite * 3 colheres de sopa de óleo * 1 colher de sopa de fermento * 3 colheres de sopa de côco ralado * 3 pêras * côco ralado q.b para polvilhar

Cobertura:

1 ovo * 3 colheres de sopa de farinha de alfarroba * 50 g de margarina * côco ralado q.b para polvilhar

Misture os dois ovos com o açúcar. Adicione a farinha, o fermento, o leite, o óleo e o côco ralado. Coloque metade deste preparado numa forma untada e polvilhada. Cubra com metade das fatias de pêra e polvilhe com côco ralado. Cubra com a restante massa. Volte a cobrir com as fatias de pêra e a polvlhar com côco ralado. Cozinhe em forno pré-aquecido a 170º durante 30 minutos. Entretanto, misture os ingredientes da cobertura. Passados os 30 minutos, retire o bolo do forno e coloque por cima a cobertura. Polvilhe com côco ralado. Leve novamente a cozer durante 20 minutos.

sexta-feira, 23 de Maio de 2008

Bulgur Lilás com Ervilhas

Bulgur Lilás com Ervilhas

Para 4 pessoas

1 copo deste bulgur * 1 1/2 copo da água de cozedura da couve utilizada nesta receita * 2 colheres de sopa de azeite * ervilhas frescas q.b. * sal

Salteie o bulgur no azeite, adicione a água, as ervilhas e o sal e cozinhe em lume brando até toda a água evaporar.

terça-feira, 20 de Maio de 2008

Peito de Frango no Forno com Molho de Laranja e Tomilho

Peito de Frango no Forno com Molho de Laranja e Tomilho

Para 2 pessoas

1 peito de frango inteiro com osso * 4 batatas * 1 cebola * 2 tomates pequenos * 7 dentes de alho fresco (ou 3 dentes de alho seco) * 1 pimentão verde * 5 colheres de sopa de azeite * 1/2 colher de café de pimenta vermelha * sal * 1/2 copo de água * 1 limão * sumo de 2 laranjas * 1 colher de sopa de tomilho seco

Retire a pele ao peito de frango, corte-o ao meio e desenhe alguns sulcos com uma faca. Coloque-o no centro do tabuleiro. Coloque também no tabuleiro, batatas cortadas aos cubos, dentes de alho inteiros, alguns deles introduzidos nos sulcos previamente abertos no frango, dois tomates inteiros, uma cebola às rodelas, um pimentão cortado, um limão cortado em quatro colocado sob o frango e um pouco de água. Regue com azeite e tempere com sal e pimenta vermelha. Cozinhe no forno à temperatura de 250º-300º durante cerca de 30 minutos. Misture o sumo das laranjas com o tomilho e regue o frango com este molho. Coloque novamente no forno durante cerca de dez minutos e sirva.

Quinoa com Ervilhas Frescas


Para 2 pessoas
1/2 copo de quinoa * 1 1/2 copo de água * 150 g de ervilhas frescas * 1 cebola * 1 colher de sopa de azeite * sal

Leve ao lume as ervilhas com uma cebola raspada e um pouco de água. Cozinhe até as ervilhas estarem cozidas. Noutro tacho, cozinhe a quinoa com água (da cozedura das ervilhas e da cebola) e sal até toda a água evaporar. Quando a quinoa estiver cozida adicione as ervilhas, a cebola e o azeite e misture levemente.

sexta-feira, 16 de Maio de 2008

Leite-creme de Mel e Alfarroba




















Para 3 pessoas

2 1/2 copos de leite * 5 colheres de sobremesa de mel * 3 colheres de sopa de amido de milho * 1 colher de sobremesa de farinha de alfarroba * 1 colher de sobremesa de margarina * 1 pau de canela * casca de limão

Guarnição:

mel * canela em pó

Misture todos os ingredientes e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Coloque em tacinhas individuais. Decore com um pouco de mel no centro e com canela em pó.

domingo, 11 de Maio de 2008

Mousse de Chocolate Preto

Mousse de Chocolate Preto

Para 1-2 pessoas

80 g de chocolate preto em barra * 1 colher de sobremesa de manteiga * 2 ovos * 1 colher de sopa de água * 1 colher de sopa de açúcar

Derreta o chocolate juntamente com a manteiga e com a água. Junte o açúcar e misture. Deixe arrefecer um pouco. Entretanto, separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pouco de sal. Misture o chocolate com as claras em castelo e junte as gemas. Bata tudo muito bem durante alguns minutos. Ponha em tacinhas e coloque-as no frigorífico durante três a quatro horas.

domingo, 4 de Maio de 2008

Tarte de Bacalhau


Esta receita acaba por ser uma versão diferente de bolinhos de bacalhau.

Para 6 pessoas

6 batatas * 1 posta de bacalhau * 1 ovo * pimenta preta * sal * salsa q.b. * queijo cheddar q.b

Coza as batatas e o bacalhau. Esmague as batatas com um garfo e desfie o bacalhau. Coloque o puré de batata e o bacalhau num recipiente e misture. Junte um ovo e salsa picada. Tempere com sal, se necessário, e com um pouco de pimenta preta. Misture. Coloque metade da mistura numa forma de pirex. Cubra com fatias de queijo cheddar. Volte a cobrir com a outra metade da mistura. Polvilhe com queijo cheddar ralado. Coloque no forno a uma temperatura de 180º até a superfície estar bem tostadinha. Pode servir quente ou fria. Quando fria, principalmente após ter sido guardada no frigorífico, pode ser desenformada facilmente. Se desejar, pode regar cada fatia com um fio de bom azeite.

sexta-feira, 2 de Maio de 2008

Empadão de Peru




















Para 6 pessoas

200 g de peito de peru * 1 pimento verde * 50 g de salsa * 1 tomate * 1 cebola * 2 dentes de alho * 2 colheres de sopa de azeite * 1 colher de chá de tomilho seco * 1/2 colher de café de pimenta vermelha * sal * 1 copo de água

Para o puré:

5 batatas médias * 1/4 copo de leite * 1 colher de sopa de azeite * sal * 1/2 colher de café de noz moscada
 
Pique o peito de peru. Pique a cebola e os alhos e salteie-os no azeite. Adicione a carne e cozinhe durante cerca de dois minutos. Corte finamente o pimentão, o tomate e a salsa e junte-os ao peru. Tempere com sal, tomilho e pimenta vermelha. Cubra com a água e cozinhe lentamente durante cerca de 15 minutos. No final, a água não deverá ter evaporado totalmente. Prepare o puré. Descasque e coza as batatas. Filtre a água e esmague as batatas com um garfo. Junte o azeite e o leite e misture. Tempere com sal e noz moscada. Cubra o fundo de uma forma de pirex com a batata. Cubra o puré com o preparado que esteve ao lume. Leve ao forno durante cerca de 10 minutos para secar um pouco.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...