sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Revuelto de Soja, Aipo e Alho-francês


Para 2 pessoas

3 alhos-franceses * 2 colheres de sopa de azeite * 2 ovos * sal * sobras do refogado de soja e aipo * salsa picada q.b.

Corte os alhos-franceses em rodelas finas e salteie-as no azeite. Junte o refogado de soja e aipo e cozinhe durante mais alguns minutos. Tempere com sal se for necessário. Por fim, acrescente os ovos batidos. Misture e cozinhe durante cerca de um a dois minutos. Polvilhe com salsa fresca picada.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Grão-de-bico e Soja com Couscous ao Caril




















Para 4-5 pessoas

1 copo de couscous * 3 copos de grão-de-bico cozido * 2-3 dentes de alho * 1/2 copo de granulado de soja * 1 cebola * 1 colher de sopa de pasta de tomate * 4 colheres de sopa de azeite * 1 colher de café de cominhos * 1 colher de café de pimenta vermelha
 
Coloque a soja de molho em água quente com algumas gotas de limão. Pique finamente a cebola e o alho e salteie-os levemente em duas colheres de sopa de azeite. Adicione o grão-de-bico cozido e a soja bem espremida. Junte a pasta de tomate, água, sal, pimenta vermelha e cominhos. Coza os couscous em água com sal. Quando estiverem cozidos salteie-os em duas colheres de sopa de azeite. Junte o caril e misture. Sirva os couscous com o grão-de-bico no centro.

Bolonhesa de Soja e Aipo com Erişte


Para 4 pessoas

1 1/2 copo de granulado de soja * 1 cebola * 1 raiz de aipo * 2 colheres de sopa de pasta de pimentão * 2 colheres de sopa de azeite * sal * 1 colher de café de cominhos * 1 colher de sobremesa de tomilho seco * cerca de 2 1/2 - 3 copos de água * 2 copos de massa erişte

Coloque o granulado de soja de molho em água quente com sumo de limão durante cerca de 15 minutos. Raspe o aipo e pique a cebola finamente. Salteie a cebola e o aipo no azeite. Esprema muito bem a soja e junte-a à cebola e ao aipo. Tempere com sal, cominhos, tomilho e pasta de tomate e misture. Junte água e cozinhe durante cerca de 20 minutos em lume brando. Entretanto, coza a massa em água fervente com sal. Sirva o refogado de soja e aipo com a massa.

sábado, 25 de outubro de 2008

Panados de Sarda ao Moscatel


Para 3 pessoas

1 sarda média * 3 dentes de alho * sumo de 1 limão * 1/2 cálice de vinho Moscatel * sal * tomilho seco * 1 ovo * 1 copo de pão ralado * óleo para fritar

Corte a sarda ao meio no sentido longitudinal. Elimine todas as espinhas e corte pedaços de tamanho médio. Tempere com alho picado, sal, sumo de limão, Moscatel e tomilho. Passe por ovo batido e depois por pão ralado. Frite em óleo.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Tarte Pastel de Nata



Esta receita foi baseada nesta. Optei por utilizar massa folhada e o resultado foi excelente.

Massa folhada q.b. para forrar uma forma de tarte

Recheio:

6 colheres de sopa bem cheias de açúcar * 1 1/2 colher de sopa bem cheia de amido de milho * 4 gemas * 500 ml de leite

Misture o açúcar com as gemas. Em seguida adicione o amido de milho e misture muito bem. Por fim junte o leite frio. Leve ao lume mexendo sempre com uma colher de pau até engrossar. Verta o preparado sobre a massa e leve a cozer em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 40 minutos até ficar bem tostadinha.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Bolo Salgado de Brócolos



Esta receita foi inspirada nesta.

3 ovos * 180 g de farinha * 1 colher de sopa de fermento * 10 cl de leite * 10 cl de azeite * cerca de 100 g de brócolos cozidos * cerca de 12 rodelas de sujuk * sal * 1 pitada de pimenta preta * 1/2 colher de café de pimenta vermelha * 1 colher de chá de hortelã seca * sementes de sésamo q.b.

Separe as flores dos brócolos, uma a uma, e coza-as em água com sal durante cerca de dois minutos. Escorra a água, passe os brócolos por água fria e seque-os bem. Corte rodelas finas de sujuk e grelhe-as levemente. Corte finamente os brócolos e o sujuk e reserve. Misture a farinha com o fermento. Adicione os ovos e misture. Junte o leite e o azeite e volte a mexer. Por fim, acrescente os brócolos, o sujuk, o sal, a pimenta vermelha, a pimenta preta e a hortelã seca. Verta a massa numa forma comprida, untada e polvilhada. Polvilhe a superfície com sementes de sésamo. Coza em forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 45 minutos.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Frango Estufado com Ervilhas em Cama de Pão Crocante


Para 3-4 pessoas

1/2 frango * 1 copo de ervilhas * azeite q.b. * algumas gotas de vinagre de maçã * água q.b. * 1/2 cálice de vinho moscatel * 1 cebola pequena * 3 dentes de alho * 2 colheres de sopa de pasta de tomate * 1 colher de sobremesa de tomilho seco * sal * 1/2 limão

Guarnição:

Rodelas de sujuk q.b. * azeitonas pretas q.b. * fatias de pão tostado q.b.

Corte o frango em pedaços e retire-lhe a pele. Pique a cebola e os dentes de alho finamente e leve ao lume a saltear juntamente com o azeite e algumas gotas de vinagre. Junte o frango, a pasta de tomate, o tomilho, o sal e o vinho moscatel e cozinhe em lume brando com o tacho coberto. Mexa ocasionalmente e vire o frango. Adicione um pouco de água e cozinhe durante mais alguns minutos, em lume brando, com a tampa do tacho ligeiramente entreaberta. Passados cerca de 25 minutos adicione as ervilhas, mais água e metade de um limão cortada ao meio. Cozinhe até as ervilhas estarem macias. Corte fatias de pão e coloque-as no forno até estarem tostadas. Cubra uma travessa com as fatias de pão. Grelhe algumas rodelas de sujuk. Coloque o estufado sobre o pão e decore a travessa com as rodelas de sujuk e com as azeitonas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...