sexta-feira, 23 de março de 2012

Bacalhau Luso-Turco

Bacalhau Luso-Turco

Para 4 pessoas

1 boa posta de bacalhau com cerca de 250 g * cerca de 100 g de camarões descascados * 1 cebola * 3 dentes de alho * 6 colheres de sopa de azeite * 1 colher de café de viagre de sidra * 3 batatas médias * 30 cl de leite * 2 colheres de sopa de amido de milho * pimenta preta * pimenta vermelha * cerca de 1/2 copo de salada de bulgur (kısır) * cerca de 1/2 copo de queijo mozarela raspado

Desfie o bacalhau e reserve. Coloque batatas cortadas em palitos num tabuleiro. Regue-as com uma colher de sopa de azeite e polvilhe-as com sal e pimenta preta. Cozinhe no forno a 350º até "fritarem". Reserve. Salteie a cebola e os dentes de alho finamente picados no azeite e vinagre. Adicione o bacalhau desfiado, tempere com pimenta preta e pimenta vermelha e continue a cozinhar em lume brando. Adicione os camarões e continue a cozinhar lentamente durante mais alguns minutos. Prepare o molho. Leve ao lume o leite com o amido de milho. Tempere com pimenta preta. Cozinhe em lume brando, mexendo sempre, até ferver e engrossar. Por fim, adicione queijo mozarela, misture, e retire do lume. Num tabuleiro, coloque a camada de batatas, cubra com o refogado de peixe e camarões e depois com a salada de bulgur. Por fim, regue com o molho. Leve ao forno para gratinar, a 200º, durante cerca de 20 minutos.

Bacalhau Luso-Turco

Nota. A ideia de adicionar salada de bulgur, o kısır turco, foi, para além de reutilizar esta salada, procurar obter uma aproximação à broa.

Sem comentários: