terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Carapaus de Escabeche com Bulgur Primavera

Carapaus de Escabeche com Bulgur Primavera

Para 2 pessoas

2 carapaus médios * 2 dentes de alho * sumo de 1/2 limão * 1 tomate médio * 1 cebola média * 1 colher de chá de pimenta vermelha * 3 colheres de sopa de azeite * 5 colheres de sopa de leite * sal * 1 colher de chá de vinagre de sidra

Regue os carapaus, previamente arranjados, com o azeite. Adicione rodelas de cebola e de tomate e alho finamente picado. Adicione os restantes ingredientes com excepção do leite. Cozinhe em lume brando e, quando o peixe estiver cozinhado e os legumes macios e levemente apurados, adicione o leite e misture levemente. Sirva juntamente com o bulgur.

Bulgur Primavera

1 copo de bulgur de grão grosso * 2 copos de água * 1 pimento verde * 1 cebola pequena * 1 colher de café de pimenta vermelha * 1 colher de café de pimenta preta * sal * 1 colher de sopa de azeite

Salteie a cebola finamente picada no azeite. Adicione o pimento cortado em pedaços pequenos, as especiarias e o sal. Cozinhe em lume durante cerca de dez minutos. Adicione o bulgur, misture e cubra com água. Cozinhe em lume brando até a água evaporar.
Depois de arranjados, coloque-os numa frigideira com o azeite. Eu dei-lhes uns golpes transversais de um lado e do outro para melhor adquirirem o tempero. Adicione a cebola cortada às rodelas, o tomate também cortado às rodelas. Corte também o alho às rodelas finas e introduza-o nas aberturas que fez no peixe. Adicione os restantes ingredientes com excepção do leite. Cozinhe muito lentamente em lume brando e, quando o peixe estiver cozinhado e os legumes macios e levemente apurados, adicione o leite e misture levemente. Sirva acompanhado com bulgur.

Rissóis de Peixe



Para a massa:

1 copo de leite * 1 copo (bem cheio) de farinha * 1 colher de sopa de margarina ou azeite * sal

Para o recheio:

1 lata de atum (160 g) * 2 carapaus pequenos * 1 pimento verde * 1 cenoura * 1 cebola pequena * 2 dentes de alho * 1 colher de sobremesa de pimenta vermelha * 2 colheres de sopa de polpa de tomate * sal * pimenta preta * 1 colher de sobremesa de azeite * óleo para fritar * 1 ovo * pão ralado q.b.

Coza os carapaus e depois retire-lhes a pele e as espinhas. Salteie a cebola e os dentes de alho finamente picados no azeite. Adicione o pimento cortado em pedaços pequenos. Acrescente a polpa de tomate, a cenoura raspada e os temperos. Cozinhe em lume brando. Passados cerca de dez minutos, adicione os carapaus e o atum (com o mínimo de óleo). Cozin he em lume brando até apurar e secar. Entretanto, prepare a massa dos rissóis. Leve ao lume o leite juntamente com o azeite e um pouco de sal. Assim que levantar fervura, adicione a farinha de uma só vez e mexa vigorosamente com uma colher de pau. Desligue o lume logo a seguir. O resultado final será uma bola de massa sem humidade e que não se cola às mãos. Logo que a massa começar a arrefecer comece a trabalhá-la com as mãos para não secar. Estenda a massa com o rolo de madeira (rolo da massa) numa superfície polvilhada com farinha. Vá retirando aos poucos porções da massa e polvilhando sempre a mesa com farinha à medida que estende a massa. Coloque uma colher de sobremesa de recheio na massa e corte cada rissol com um cortador de massa ou com a boca de um copo ou chávena. Num prato, bata um ovo inteiro e coloque noutro prato pão ralado. Passe cada rissol, primeiro por ovo e depois por pão ralado e frite em óleo quente.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Esparguete Gratinada



Para 4 pessoas

250 g de carne de vaca ou vitela picada * 1 cenoura pequena * 6 colheres de sopa de polpa de tomate * 4 dentes de alho * 1 cebola média * 1 pimento verde * sal * cominhos * pimenta preta * 250 g de esparguete * queijo kaşar ralado q.b. * 2 colheres de sopa de azeite

Pique a cebola e os dentes de alho e leve ao lume a saltear com o azeite. Adicione o puré de tomate, o pimentão cortado aos bocadinhos, a cebola raspada, cominhos, pimenta e sal a gosto. Deixe refogar um pouco e adicione um pouco de água. Tape o tacho e cozinhe em lume brando até todos os ingredientes estarem cozinhados. Entretanto coza a esparguete com um pouco de sal. Num tabuleiro de pirex, coloque metade da esparguete e cubra-a com a carne picada. Polvilhe a carne picada com queijo ralado. Por fim, cubra com a restante esparguete e polvilhe-a com queijo ralado. Leve ao forno até a superfície da massa estar douradinha.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Panquecas Integrais com Mel

Panquecas Integrais com Mel

Para cerca de 8 panquecas

2 copos de farinha integral * 1 colher de sobremesa de fermento * 1 1/2 chávena de café de açúcar * 2 ovos * 50 g de margarina * 1 1/2 copo de leite * sal * margarina para fritar * 8 colheres de sopa de mel

Misture a farinha com o sal e o fermento e abra um buraco no centro. Coloque dentro os ovos e a margarina. Misture. Adicione o leite, aos poucos, e misture bem. Coloque um pouco de margarina numa frigideira pequena anti-aderente. Coloque colheradas de massa na frigideira e cozinhe ambos os lados até dourarem. Sirva quentes com mel.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Bolo de Cenoura com Molho de Chocolate



5 cenouras médias * 5 ovos * 1/2 copo de óleo de girassol * 2 copos (bem cheios) de farinha * 2 copos (pouco cheios) de açúcar * 1 colher de sopa de fermento

Escolha cenouras muito tenras. Descasque-as, lave-as, e depois de escorridas corte-as em pedaços médios e pique-as. Ao polme resultante junte os ovos, um de cada vez. Adicione também o óleo e misture muito bem. À parte, misture a farinha com o açúcar e o fermento. Junte esta mistura de elementos secos ao outro preparado. Misture muito bem. Coloque a massa numa forma untada e polvilhada. Cozinhe em forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 40 minutos.

Molho de Chocolate:

100 g de chocolate em pó * 3 gemas * 3 colheres de sopa de açúcar * 3 colheres de sopa de margarina (à temperatura ambiente)

Misture todos os ingredientes e leve ao lume até todos os elementos estarem bem ligados. Cubra enquanto o bolo e o molho ainda estão quentes.

Empadão de Frango

Empadão de Frango

500 g de peito de frango picado * 1 cebola média * 2 dentes de alho * 3 dl de água * 3 colheres de sopa de azeite * 3 colheres de sopa de polpa de tomate * pimenta vermelha * pimenta preta

Puré de Batata:

1,200 kg de batatas * 1,5 dl de leite * sal * pimenta * noz moscada * 1 colher de sopa de margarina * 1 gema de ovo para pincelar

Salteie e cebola e os dentes de alho finamente picados no azeite. Adicione a carne picada, a polpa de tomate, a água e mexa bem. Tempere com sal, pimenta preta e pimenta vermelha. Cozinhe em lume brando até a carne secar. Prepare o puré de batata. Coza as batatas e depois esmague-as com um garfo. Adicione a manteiga e o leite e mexa muito bem. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Num pirex, deite uma camada de puré e alise. Cubra com o frango estufado e, por fim, coloque o restante puré. Pincele com gema de ovo e leve ao forno para gratinar.

sábado, 3 de fevereiro de 2007

Bolinhos de Bacalhau

Bolinhos de Bacalhau

Para cerca de 25 bolinhos

300 g de bacalhau demolhado e desfiado * 4 batatas médias * pimenta * sal (se for necessário) * 1 ovo * 1 cebola * salsa q.b. * óleo para fritar

Coza as batatas e o bacalhau desfiado. Quando estiverem cozidos, escorra a água e esmague bem com um garfo. Adicione o ovo, tempere com a pimenta e, se necessário, tempere também com sal. Junte a cebola e a salsa finamente picadas. Misture bem. Molde os bolinhos com a ajuda de duas colheres de sopa e frite-os em óleo quente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...